• Rockstar imitando Super Mario 64


    a rockstar "imitou" um pouco o Super Mario 64 no mecanismo de "deslisamento", ou seja, o ato do personagem escorregar em pisos inclinados



    Super Mario 64




    OBS:
     não estou acusando de nada é só uma opinião


    Urso no GTA V


    Por enquanto ninguém viu um urso mesmo no GTA V, agora eu pergunto será que tem mesmo o urso no GTA V  ?

    Imagens de Red Dead Redemption.
    Todos os Animais já foram encontrados menos o urso.


    A Morte de Johnny



    Em GTA V um dos protagonistas chamado Trevor, encontra-se com um dos protagonistas de GTA IV Episodes from liberty city (The Lost Damed).
    Seu nome é Johnny, no entanto ele e Trevor se encontram e rola uma discussão que acaba em morte e isso prova que Trevor é um cara muito maníaco !!!

     

    ninja esse Trevor em mata os mano só na garrafa e na bicuda.




    Outros Personagens do GTA V



    Personagem Tracy do GTA V

    Tracy do GTA V Tracy é é a filha adolecente de Michael e Amanda. Ela é irmã de Jimmy. Não há muitas informações adicionais sobre a personagem no momento.


    Personagem James 'Jimmy' do GTA V

    James 'Jimmy' do GTA V James 'Jimmy' é filho de Michael com Amanda, e irmão da Tracy. Algumas fontes dizem que ele tem 20 anos, é 'maconheiro' e tem uma relação difícil com seu pai.




    Personagem Amanda do GTA V

    Amanda do GTA V Amanda é esposa de Michael e mãe de Jimmy e Tracy. Ela adora gastar o dinheiro de Michael e o colocou em uma situação difícil.


    Personagem Lamar do GTA V

    Lamar do GTA V Lamar é amigo de Franklin e não há informações adicionais sobre este personagem.

     


    Personagens Principais do GTA V


    Personagem Franklin do GTA V

    Franklin do GTA V Franklin é um jovem negro de vinte e poucos anos, nascido no sul de Los Santos. Quando era mais novo, foi preso por envolvimento com trafico de drogas. Depois que saiu da prisão, virou vendedor de carros de luxo em concessionárias de gangster armênios. Ele também é o responsável por apreender os carros dos clientes que não pagam as prestações e por isso está sempre andando com esportivos pela cidade.


    Personagem Michael do GTA V

    Michael do GTA V Michael é um ladrão de banco bem-sucedido que se aposentou, entrando para o programa de proteção de testemunhas do FIB. Porém as finanças da família não vão bem e ele precisa voltar ao 'trabalho'. É casado com Amanda, com quem teve dois filhos: Jimmy e Tracy. Ele é amigo e ex-colega de 'trabalho' de Trevor.




    Personagem Trevor Phillips do GTA V

    Trevor Phillips do GTA V Trevor Phillips é um ex-piloto militar e ex-ladrão de banco, junto com seu amigo Michael. Tem quarenta e poucos anos e vive em um trailer no deserto de Blaine County.






    Cidades do GTA V

    Informação atualizada. A cidade do GTA V será: San Andreas!
    Informações antigas:
    Muitos dos fãs afccionados se perguntam onde será a nova cidade do GTA. Seria novamente Los Angeles e São Francisco, com uma nova versão do clássico GTA San Andreas, ou seria Londres, a mais cotada para ser a nova cidade do GTA V?
    Pode ser que haja uma surpresa. Fala-se em Tóquio, Paris e até Moscou.
    Quem sabe a Rockstar decida desenvolver o jogo em uma cidade famosa e exótica, nos moldes do GTA Vice City e que terá foco mundial nos próximos anos. Minha aposta é Rio de Janeiro, afinal o GTA IV foi baseado em Nova York, assim como o GTA III, então Liberty City está descartada. San Andreas foi o maior sucesso da série GTA, eu não anularia a possibilidade de uma nova edição. Por outro lado há Vice City, outro grande sucesso da rockstar que já está para completar 10 anos do lançamento sem um remake.
    Por esse último motivo minha aposta vai para o Rio de Janeiro, pelas semelhanças com Vice City somado ao fato de ser a cidade do momento, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas chegando.




    Animais do GTA V


    Cachorro

    O cachorro é um Rottweiler chamado Chop que pertence ao personagem Franklin. Provavelmente acompanhará o personagem quando o jogador solicitar: Cachorro do GTA V

    Veado (cervo)

    O veado aparece em pelo menos dois vídeos e parece que será possível caça-los no meio do mato na hora que quiser.Veado no GTA V

    Tubarão

    Um enorme e gordo tubarão aparece em um dos screenshots oficiais:Tubarão no GTA V

    Peixes

    Em um dos screenshots oficiais é possível ver peixes nadando atrás do Trevor: Peixes do GTA V

    Urso

    O GTA V terá ursos, porém não há nenhum vídeo ou imagens oficiais. A imagem abaixo foi retirada do jogo Red Dead Redemption da Rockstar Games:Urso no GTA V

    Puma

    Conhecido no Brasil como onça-parda ou suçuarana, o puma já tem presença confirmada no jogo. Imagem do RDR: Puma do GTA V

    Vaca

    Em alguns trechos curtos e screenshots oficiais é possíver ver vacas bem de longe.Vacas no GTA V

    Cavalo

    Cavalos também estariam confirmados, mas não á informações se será possível montar neles.Cavalos no GTA V

    Lobo

    O GTA V também terá lobos que você pode caçar ou ser atacado, como no jogo Red Dead: 

    Coelho

    Rápidos e ariscos, devem ser raros e difíceis de se ver no GTA V: Coelhos no GTA V

    Bode

    Dentre diversos animais de fazendas que devem aparecer, o Bode é um deles: Bode no GTA V

    Lince

    Este é outro felino que deve estar presente no jogo. Não há informações se terá gatos: Lince no GTA V
    Além dos animais anteriormente citados, há ainda a possibilidade do jogo contar com galinhas, tatus, guaxinim, raposas e outros animais, já que outros jogos da Rockstar contam com estes animais.


    Protagonistas de GTA San Andreas da via real










    Quem é Niko Bellic ??

    é o protagonista e personagem jogável do jogo Grand Theft Auto IV. Ele é um ex-soldado da Guerra Civil Iugoslava de cerca de trinta anos que se mudou para Liberty City para escapar de seu passado e viver o sonho americano. Niko fala russo e inglês, tem uma personalidade fria com as pessoas em geral e ao mesmo tempo afetiva com sua família. Por ter combatido na guerra, sabe lutar e usar vários tipos de armas Foi dublado por Michael Hollick.

    Niko Bellic nasceu na Russia, ele se revela russo e algumas missões como na primeira quando Roman se refere a Niko como "meu russo favorito"[6], e quando era muito jovem participou da Guerra da Iugoslávia, seu pais de origem, após ter entrado no exército vermelho. Seu pai era um alcoólatra que abusava dele, do seu irmão (que morreu na guerra) e da sua mãe (que demonstra um sentimento afetivo com o filho e lamenta o fato de seu coração bom ter sido corrompido pela guerra nos e-mails que manda para ele). Niko viu e cometeu diversas atrocidades na guerra.[7]

    Em certo ponto da guerra, sua unidade militar (formada por quinze homens) foi atacada em uma emboscada arranjada por um traidor do grupo. Somente três sobreviveram: Niko, Florian Cravić (Bernie Crane) e Darko Brevic. Na sua busca por vingança, Niko encontra um motivo para ir pra os Estados Unidos (para onde seu primo Roman havia se mudado), onde espera encontrar informações que o ajudem a encontrar o seu ex-companheiro.

    Quando a guerra terminou, Niko começou a trabalhar no mundo do crime pela próxima década. Chegou a ser preso, e quando foi liberado, começou a trabalhar para o criminoso russo Ray Bulgarin, contrabandeando pessoas para a Itália. Numa de suas viagens, seu barco foi atacado no Mar Adriático[8] a uma milha da costa. Niko conseguiu escapar nadando, mas perdeu sua "mercadoria", criando assim, na visão de Bulgarin, uma dívida. Niko negou ter alguma culpa no incidente, mas Bulgarin se recusava a aceitar explicações, e foi aí que Niko encontrou outro motivo para juntar-se ao seu primo nos EUA. Embarcou no navio Platypus[9] e foi morar com Roman, que estava pedindo a companhia de Niko há algum tempo,[10] para que pudesse viver com ele uma vida melhor,[3][11] com uma mansão, carros esporte, dinheiro e mulheres.

    Quando Niko chega em Liberty City, começa o enredo principal do jogo.



    Grand Theft Bros


    Mario e seu irmão Luigy  é um traficante de armas e armas                 Holyduster e tem uma irmã chamada Peach.

                      

    Na manhã de 19 de setembro de 1986 Mario e Luigy saíram para

    uma cobrança em Norton-city, eles procuravam por Toad

    o vendedor de cogumelos, por sorte encontraram ele rápido:

    -Posso ajuda-los senhores ?

    fala Toad.

    -Na verdade sim.

    diz Mario.

    -Pois diga.

    fala Toad

    -Por acaso vc é o famoso Todie vendedor de cogumelos ?

     fala Luigy.

    Depois disso Todie sai correndo Desesperadamente pelos fundos.             

    Luigy consegue pega-lo rápido pois Toad não está muito em  forma,
    depois de uma boa surra Toad em concorda em trabalhar com Mario e Luigy.
    Passado um tempo já Mario Luigy e Toad ficaram sabendo que tinha um tal de
    Browser estava  tomando lugar de venda deles a ai foram lá tirar satisfações 
    Browser não era muito bonzinho não e rolou tiroteio lá no dia.
    Depois de alguns meses a irmã de Mario Peach foi sequestrada e o sequestrador queria  150 milhões em troca de Peach.
    Ai o trio ficou atentado e se armou bem para a guerra.
    O sequestrador disse que se encontraria só com Mario na praça central de Holyduster, eles iam pra lá antes do combinado, Mario ia de isca, Toad ficava de camper e Luigy com um lança-foguetes escondido na mata.
    Quando chegou lá fizeram tudo o combinado mas na hora deu tudo errado quem estava lá era o Browser que matou Luigy, Mario ficou preso para o resto da vida, Toad virou político e Peach foi prostituída até morrer em 2003.
     


    continua...
     






    História do GTA V



     








    Grand Theft Auto V (frequentemente abreviado para GTA V) é um videojogo de acção-aventura em mundo aberto produzido pela Rockstar North, produtor de jogos no Reino Unido, e publicado pela Rockstar Games em 17 de Setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360. É o primeiro grande título da série Grand Theft Auto desde Grand Theft Auto IV (2008) e a continuação do universo fictício que foi introduzido nesse jogo. Um jogo extremamente antecipado,e depois de muita especulação, Grand Theft Auto V foi anunciado oficialmente em 25 de Outubro de 2011 e o vídeo de estreia lançado a 2 de Novembro de 2011.
    Décimo quinto jogo da série (incluindo expansões), em Grand Theft Auto V a história decorre na cidade fictícia de Los Santos, no estado de San Andreas e nos seus arredores, baseada na moderna Los Angeles e na Califórnia do Sul. Los Santos era uma das três cidades do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004. Pela primeira vez na série Grand Theft Auto, em Grand Theft Auto V  existem três protagonistas jogáveis: Michael, Trevor e Franklin. A história segue os seus esforços para planear e executar seis grandes assaltos a acumular riqueza para si mesmos. Um modo multijogador online, também está incluído no jogo permitindo até dezasseis jogadores fazerem tarefas e missões cooperativas e competitivas dentro do cenário usado no modo historia.
    Os produtores visionaram Grand Theft Auto V como um sucessor espiritual de alguns dos seus projectos anteriores, como Red Dead Redemption e Max Payne 3. A produção começou pouco depois do lançamento de Grand Theft Auto IV, e focou-se na inovação das mecânicas centrais da série ao dar ao jogador o controlo de três protagonistas. Aquando do lançamento, Grand Theft Auto V foi muito aclamado pelos críticos que elogiaram a história, a apresentação e a jogabilidade em mundo aberto.
    Um sucesso comercial, Grand Theft Auto V rendeu para a Take Two $800 milhões de receita nas primeiras 24 horas de vendas (batendo o recorde de Call of Duty: Black Ops II que tinha rendido $500 milhões), e $1 bilhão nos primeiros três dias, tornando-se assim no maior lançamento de sempre e no produto que mais rapidamente vendeu na industria do entretenimento.
    Grand Theft Auto V é um jogo de acção-aventura jogado na terceira pessoa. O jogador usa combate de corpo a corpo, armas e explosivos para lutar contra inimigos, e pode correr, saltar, nadar ou usar veículos para navegar pelo mundo do jogo. Em combate, uma mira-automática e um sistema de cobertura podem ser usados como assistência contra os inimigos. Um dos objectivos do jogador é completar missões para progredir na história, e tal como outros jogos em mundo aberto, essas missões podem ser completadas segundo a vontade do jogador. Se o jogador comete actos ilegais enquanto joga, poderá haver uma resposta pelas forças da autoridade. A respostas destas forças é medido por uma barra de "Wanted"; se o jogador continua a cometer crimes ou se responde com agressão, a barra acumula estrelas, e os esforços das forças de autoridade para incapacitar o jogador tornam-se pro-activos

    Jogabilidade


    O modo de um jogador de Grand Theft Auto V é jogador através de três protagonistas controlados pelo jogador; Michael, Trevor e Franklin, criminosos cujas histórias se interligam à medida que completam missões. Enquanto interage com o mundo do jogo, o jogador pode trocar de protagonista à sua vontade. Durante as missões, trocar de personagem poderá ser apenas por necessidade no sentido de se completar certos objectivos, ou como uma opção alternativa para encontrar maneiras criativas de interagir com os personagens; por exemplo, numa missão Michael faz rappel no exterior de um edifício, Franklin dá cobertura com armas, e Trevor controla o helicóptero de fuga, e o jogador pode trocar entre eles para se adequar a um estilo preferido de jogar. Cada protagonista controlado pelo jogador tem um numero de oito habilidades, representações numéricas das suas habilidades em certas áreas, como disparar ou conduzir. Para cada protagonista, as oito habilidades "especiais" determina a sua eficácia em empreender uma habilidade que é única para o personagem respectivo; Michael consegue entrar em bullet time em combate, Franklin consegue abrandar o tempo enquanto conduz e Trevor consegue criar o dobro dos danos nos inimigos quando recebe mais de metade dos danos em combate. Existe uma barra no HUD de cada personagem que esvazia quando a habilidade é usada, mas vai enchendo com o tempo quando a habilidade não está a ser usada. Apesar do jogador poder completar missões como qualquer um dos três protagonistas, nalgumas das missões mais difíceis poderá ser necessária a assistência de cúmplices controlados pela IA, com habilidades únicas como conduzir ou penetrar em sistemas informáticos, que ficarão com uma parte da recompensa depois de se completar a missão. Empregar estratégias diferentes para completar uma missão é encorajado pelo jogo; por exemplo, numa missão de roubo o jogador pode dominar civis com um agente incapacitante se o stealth é favorecido, ou criar o pânico na zona com as armas à mostra.
    O jogo é apresentado em mundo aberto; um enorme mapa aberto, em que o jogador pode percorrer livremente quando não está numa missão. O mundo tem uma zona rural e a cidade fictícia de Los Santos, e é consideravelmente maior do que os anteriores capítulos da série.O jogador pode utilizar uma enorme quantidade de veículos para explorar o mundo do jogo, e para acomodar o tamanho do mapa o jogo introduz veículos novos que estavam ausentes no antecessor Grand Theft Auto IV, como aviões. Enquanto anda livremente pelo mundo, o jogador pode participar em várias actividades especificas de um contexto; por exemplo, é dado ao jogador equipamento de mergulho para explorar as secções subaquáticas do mundo, ou um para-quedas para praticar BASE jumping. Cada personagem tem um smartphone que pode ser usado para contactar amigos, participar em actividades ou aceder à Internet em-jogo. A Internet pode ser usada para comprar propriedades como casas ou negócios, e aceder ao mercado bolsista para permitir ao jogador ser accionista em vários negócios; cada personagem pode receber rendimentos ao comprar negócios ou a vender acções. O jogador pode comprar melhorias para a armas e veiculo de cada um dos protagonistas, e alterar a sua aparência ao comprar roupas, penteados, tatuagens e jóias.

    Multijogador

    O multijogador em GTA V tem o nome de Grand Theft Auto Online. Grand Theft Auto Online permite até dezesseis jogadores explorar livremente o ambiente do jogo do modo de um jogador. Os jogadores podem se ajudar uns aos outros em várias actividades, como corridas ou assaltos a bancos. Para muitas dessas actividades, os parâmetros podem ser determinados pelos jogadores, como criar a pista para as corridas ou criar a zona de armas para os jogos deathmatch.
    O multijogador competitivo coloca equipas de jogadores, conhecidas como "crews" (equipas), umas contra as outras em jogos de deathmatch. "Crews" do multijogador de Max Payne 3 passarão para Grand Theft Auto Online; através do Social Club. A Rockstar Games está focada em interligar os modos multijogadores dos seus jogos. Um jogador pode pertencer até cinco equipas, ou criar a sua própria. O sucesso em jogos no multijogador dará ao jogador pontos de experiência para a sua equipa, progredindo assim nas tabelas de liderança onlineGrand Theft Auto Online fica disponível a 1 de Outubro de 2013, e a equipa de produção irá continuar a produzir conteúdo para o serviço após o seu lançamento.
    Em finais de 2012, a Rockstar afirmou que "redefinir o multijogador em mundo aberto em algo realmente muito especial" tem tido um enorme foco na produção de Grand Theft Auto V.

    Sinopse

    Em Grand Theft Auto V, o jogador controla três personagens que têm as histórias interligadas. Michael é um ex-assaltante de bancos na casa dos quarenta anos que vive com uma família disfuncional, consequência da sua vida passada. Michael vive nos subúrbios de classe alta de Rockford Hills, baseado em Beverly Hills. Trevor vive sozinho num atrelado no deserto de Blaine County, à qual os seus comportamentos psicopáticos são alimentados pelas suas dependências às drogas. Trevor é ex-militar e um antigo companheiro de Michael. Franklin vive em Vespucci Beach (baseada em Venice Beach), como ladrão de carros para um arménio sem escrúpulos, dono de uma concessionária automóvel. Os três são atraídos para o submundo criminoso de Los Santos "na busca do todo-poderoso dólar".
    De acordo com Dan Houser, cada um dos protagonistas é muito diferente de qualquer outro que apareceu na série Grand Theft Auto: Michael representa alguém que "venceu" na vida e agora tenta ajustar a sua vida depois da sua história ter chegado a um fim; Trevor é um ex-piloto da força aérea americana que foi expulso e tem transtornos psicopatas; Franklin é alguém que nunca foi exposto à vida do crime até que aos eventos do jogo o levam a isso.

    Desenvolvimento

    Em novembro de 2009, durante uma entrevista com o jornal inglês The Times, o produtor de Grand Theft Auto, Dan Houser discutiu seu trabalho, incluindo o futuro da série. Confirmando pela primeira vez que a equipe começou a pensar em Grand Theft Auto V, e que também declarou que pretendia escrever um enredo que atingiu cerca de mil páginas.
    Em julho de 2010, a Rockstar North postou sete anúncios de emprego relacionados com um novo título. A empresa olhou para preencher posições, incluindo artista de ambiente, programadores físicos e animadores de caracteres. O anúncio de emprego estaria procurando pessoas com "experiência profissional em desenvolvimento de um jogo de ação em terceira pessoa".
    Em dezembro de 2010, o presidente da Take-Two, Strauss Zelnick, disse que a empresa "não vai anualizar" os seus maiores franchises como Grand Theft AutoMax Payne e Red Dead (Revolver/Redemption). Ele disse à Reuters que isso iria ameaçar a sua qualidade e corria o risco de afastar os consumidores.
    Em fevereiro e março de 2011, houve várias fugas menores de supostas produções GTA, incluindo registos de nomes de domínio, e castings com personagens anteriores da série. Os primeiros sinais do jogo entraram online em fevereiro de 2011, através de um CV de um ator, que foi seguido pela descoberta de URL's registados estilo GTA. Em março uma série de castings para voz para um projeto de nome de código Rush vazaram para a internet. Considerando que uma função incluía James Pedeaston, uma personalidade do rádio em Grand Theft Auto: San Andreas, o projeto presume-se então que foi preocupação da Rockstar.
    Em junho de 2011, fontes supostamente próximas do desenvolvedor disse que o título está em "bom caminho", com retoques finais como mini-games que estão já a ser aplicados, e lançamento para 2012 "bastante provável". "É um dos grandes", eles também disseram do jogo, observando que a escala de GTA V é vasto.
    Numa entrevista à PSM3, co-fundador da Team Bondi, Brendan McNamara, foi-lhe perguntado se a Rockstar (que publicou o titulo L.A. Noire) considerou se a tecnologia da qual são proprietários, MotionScan, seria usada para o jogo GTA seguinte. McNamara respondeu: "Sim, eu acho que eles estão olhando para ele para cada jogo. L.A. Noire é um jogo enorme, Grand Theft Auto é incrivelmente grande, então você tem todos os problemas de quão grande o elenco seria e quantas linhas você teria para gravar e todo esse tipo de coisas. Obviamente que gostaria e eles são mais que bem-vindos para utilizar a MotionScan, mas se eles decidirem que não é certo para isso e querem usá-lo para um outro jogo, então tudo bem também ".
    Dan Houser disse que apesar de GTA V ter uma banda sonora para as missões inspirada em títulos anteriores da Rockstar como Red Dead Redemption ou Max Payne 3, as tradicionais estações de rádio irão manter-se. O enorme tamanho de Los Santos era necessário para acomodar melhor os voos. Dan Houser disse que foi contra a que o novo jogo da série decorresse fora dos EUA. A ideia de incluir três protagonistas em GTA V veio das histórias entrelaçadas de GTA IV, incluídas nas expansões Episodes from Liberty City. Houser argumentou que os melhores jogos de saem sempre no final de cada geração, afirmando que o tempo tem sido gasto para obter o máximo de proveito da tecnologia actual. Leslie Benzies, chefe da Rockstar North, disse que "esperamos que GTA V faça tanto pelos jogos de multijogador em mundo aberto como GTA III fez pelos jogos para um jogador." Em entrevista à IGN, Dan Houser disse que as versões para PC ou Wii U estão a ser consideradas pela Rockstar, mas ainda sem anuncio oficial.
    A 2 de Julho de 2013, a Rockstar anunciou que Grand Theft Auto V terá de ter uma instalação obrigatória de aproximadamente 8GB na PlayStation 3 e na Xbox 360. A versão Xbox 360 terá dois discos: o primeiro com a instalação e o segundo para ser usado para jogar o jogo. A Rockstar também confirmou que será necessário o disco rígido da Xbox 360 ou um disco externo (no mínimo USB 2.0 com 15mb/s de velocidade de leitura e formatado para Xbox 360) para a instalação inicial na Xbox 360. Para PlayStation 3, o jogo terá apenas um disco.
    A 23 de Agosto de 2013, foi noticiado que alguns possuidores europeus de PlayStation 3 que fizeram a pré-reserva de Grand Theft Auto V, conseguiam fazer a transferência de alguns aspectos do jogo, incluindo a banda-sonora, assim como diálogos entre personagens. Mais tarde, durante esse dia ouve fuga de detalhes do jogo, e nos dias seguintes, antes da Sony remover o ficheiro de pré-reserva da PlayStation Network europeia afirmando que "Pedimos sinceras desculpas à Rockstar e aos fãs de GTA em todo o mundo que foram expostos aos conteúdos." A Rockstar mais tarde afirmou que "estão profundamente desapontados pelas fugas de informação que estão a ser espalhadas antecipadamente ao lançamento" e que o jogo já estava na fase gold da sua produção.
    O jogo demorou cinco anos a ser produzido, por uma equipa de cerca de 250 pessoas. O analista dos média Arvind Bhatia estimou que a produção do jogo custou acima dos US$200 milhões, e o repórter do The Scotsman Marty McLaughlin afirmou que o somatório entre a produção e o marketing excedeu os £240 milhões (US$265 milhões), o que faz de Grand Theft Auto V o videojogo mais dispendioso de sempre.

    Cenario

    O mundo aberto de Grand Theft Auto V decorre no estado fictício de San Andreas, modelado a partir da Califórnia do Sul. San Andreas já tinha sido usado como o cenário para um jogo anterior da série, Grand Theft Auto: San Andreas, que incluía três cidades separadas por zonas de campo. O mundo de Grand Theft Auto V, no entanto, só inclui uma cidade, Los Santos. Ao focar o seu trabalho apenas numa cidade em vez de três, a equipa conseguiu assim produzir Los Santos em maior escala e qualidade. Para ambos os jogo, Los Angeles foi usada como modelo para Los Santos, mas a equipa sentiu que a ambição de ter três cidades em Grand Theft Auto: San Andreas era demasiada e que o jogo não recriou as cidades como eles esperavam. Houser afirmou que "para fazer uma versão adequada de L.A., [...] o jogo teria de te dar aquela sensação de expansão — senão mesmo replica-la", e dividindo o orçamento e mão de obra entre várias cidades teria retirado aquela sensação de capturar "L.A. tal como é". O directo de arte Aaron Garbut, sentiu que na era PlayStation 2 a equipa não tinha as capacidades técnicas para capturar Los Angeles adequadamente, e como resultado Los Santos em San Andreas parecia mais "um nível de um jogo com transeuntes a andar por ali aleatoriamente". Por conseguinte, a equipa desconsiderou San Andreas como ponto para Grand Theft Auto V, porque já estavam numa nova geração de consolas desde San Andreas e queriam construir a cidade desde o inicio. Como Garbut explicou, com a mudança para o hardware da PlayStation 3 e Xbox 360, "os nossos processos e a fidelidade para com o mundo evoluiu muito desde San Andreas" que usá-lo como modelo seria redundante. Los Angeles foi extensivamente estudada para o jogo. A equipa organizou viagens de pesquisa no terreno com guias turísticos e historiadores de arquitectura capturando cerca de 250,000 fotografias e várias horas de vídeos durante essas visitas. Também foram estudados modelos virtuais da cidade, dados de  e documentários para recriar a propagação geográfica e demográfica de Los Angeles.
    A equipa não tinha apenas como objectivo recriar a moderna cidade de Los Angeles, mas também uma criação aberta da Califórnia do Sul, que inclui uma vasta zona rural em redor de Los Santos. O objectivo da equipa de produção era criar um mundo de larga escala, sem no entanto disso resultar um espaço vazio. Por conseguinte, focaram-se em condensar o mundo aberto do campo num lugar jogável que seria diversificado e detalhado. Tal resultou no desenvolvimento de um mundo em maior escala do que em jogos anteriores; Garbut sugeriu que o mundo é suficientemente grande para caber dentro dele os mapas de San AndreasGrand Theft Auto IV e Red Dead Redemption (2010). Por forma a acomodar o tamanho do mundo, a equipa melhorou o motor RAGE, que permite ao jogo criar enormes distancias gráficas, superior a capítulos anteriores da série. O enorme e aberto espaço também necessitou da introdução de aeronaves, algo que ficou fora de Grand Theft Auto IV devido à escala mais pequena do mundo, limitando assim a eficácia do voo. "Queríamos algo enorme [para permitir que o jogador] voasse correctamente", explicou Houser. Em adição, povoar o mundo com vida selvagem foi outra das exigências para qual o espaço aberto foi feito. O produtor Leslie Benzies explicou: "devido à escala do mapa [em GTA V] e os diferentes tipos de áreas envolvidas, ter uma zona rural sem animais seria um pouco oco".



    História do GTA IV



     

    Grand Theft Auto IV (também conhecido pelas abreviações GTA IV e GTA 4) é um jogo de ação da série Grand Theft Auto, criado pela Rockstar Games, produzido por suas subdisiárias e lançado em 29 de Abril de 2008 para PlayStation 3 e Xbox 360 e em 2 de Dezembro de 2008 para computador. Em 17 de fevereiro de 2009, a versão para Xbox 360 ganhou duas expansões, subintituladas The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, que ganharam versões para PC e PlayStation 3 em 13 de abril de 2010. O jogo obteve um imenso sucesso, chegando a ter mais de 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Também ganhou uma excelente avaliação, vistada por grandes sites sobre o assunto, como MobyGames e GameSpy. Grand Theft Auto IV teve um orçamento de custo de cerca de 100 milhões de dólares tornando-o no jogo mais dispendioso de sempre.17 Grand Theft Auto IV é considerado pelos críticos como o melhor jogo desta geração, bem como um dos melhores jogos de todos os tempos. O editor da Game Informer Andrew Reiner colocou Grand Theft Auto IV no 1º lugar em sua lista de melhores jogos desta geração. A revista Empire colocou Grand Theft Auto IV no 16º lugar em sua lista dos 100 Melhores Jogos de Todos os Tempos.

    Jogabilidade

    Grand Theft Auto IV tem uma base semelhante a de seus antecessores, que consiste em controlar um personagem livremente em um ambiente grande e amplo, no caso uma grande metrópole insular. A pé, o jogador pode andar, correr, saltar, escalar, nadar (mas não mergulhar), comer, beber, e também, utilizar diversos tipos de armas, sejam elas facas, bastões, pistolas, fuzis, bazucas, granadas e outras. Também é possível utilizar veículos, como carros, motos, caminhões, barcos e helicópteros. Existem também atividades complemetares, como boliche e corridas. Sendo o jogo centrado no mundo do crime, o jogador pode também realizar ações ilegais, como roubar, agredir e/ou matar alguém, o que pode chamar a atenção de policiais.
    Embora seja necessário completar as missões para o desenrolar do enredo e para que o jogador libere certas áreas, estabelecimentos e conteúdos do jogo; é possível realizá-las a qualquer momento do jogo, e em diferentes ordens. Algumas missões, contudo, podem surgir repentinamente e o jogador terá de completá-las assim que for informado. Um fato novo na série é a possibilidade de fazer escolhas, como por exemplo, matar alguém ou poupar sua vida, ou escolher alguém para matar entre duas pessoas. Algumas escolhas podem ser insignificantes para o enredo, outras podem determinar até o final do jogo.

    possui um sistema de tiro em terceira pessoa. O jogador pode se esconder detrás de paredes, caixas, carros e vários outros objetos; mirar em pessoas específicas ou mirar livremente. Niko também pode fazer execuções em certos personagens, caso esteja portando uma pistola e a marca do alvo esteja piscando em vermelho. Há vários golpes de combate manual, incluindo chutes, socos, contra-golpes e desarmes.
    A saúde de Niko é representada por um semicírculo em volta do radar, sendo a outra metade do círculo reservada para representar o colete a prova de balas. Os alvos também são marcados por círculos de energia e colete. A barra pode ser preenchida de várias maneiras: comendo, bebendo soda, dormindo, coletando quites médicos, chamando os paramédicos pelo telefone, ligando para uma namorada que pode auxiliá-lo pelo telefone, ou fazendo sexo com uma prostituta. O nível de saúde diminui conforme o  jogador é atropelado, socado, atingido por tiros, afogado ou quando ele cai de uma grande altura. O colete só é danificado por tiros e explosões.19
    O personagem também pode morrer, seja baleado, atropelado, arremessado pelo para brisa do carro quando a batida é muito forte, afogado e etc. Ele será então levado ao hospital mais próximo onde terá alta após algumas horas e o pagamento de uma quantia de dinheiro (10% da fortuna total do jogador, desde que este valor seja US$10.000,00 ou menos). As armas e a munição são mantidas.

    Polícia

    O sistema de "Nível de Procurado" foi completamente alterado em relação aos jogos anteriores. O número de estrelas aumenta conforme o jogador pratica crimes cada vez mais violentos, e esse aumento é correspondido pelo envio de homens e veículos de agências mais bem-equipadas. Contudo, são outras as agências que perseguem o jogador. Nas edições anteriores, o jogador era perseguido pela SWAT, pelo FBI e até pelo exército norte-americano, mas agora a polícia é auxiliada por policiais da NOOSE (National Office of Security Enforcement - uma paródia da DHS ) num nível de três estrelas, e por agentes da Unidade de Resposta Tática da NOOSE (uma paródia da Unidade de Serviço de Emergência do Departamento de Polícia da Cidade de Nova Iorque) ou agentes do FIB (Federal Investigation Bureu - paródia do FBI) em níveis de quatro estrelas em diante.
    A partir do nível de três estrelas, um helicóptero da polícia é enviado, contendo homens armados com fuzis. Se o nível de estrelas for maior, um helicóptero maior será enviado, embora ainda sejam utilizados atiradores de elite, ao invés das metralhadoras automáticas da aeronave.
    Quando Niko passa a ser procurado, um círculo forma-se em volta dele, Ele demarca a área onde a polícia estará procurando por ele. Se o personagem sair do círculo e não for avistado por algum policial após um tempo, a perseguição acaba. O círculo aumenta conforme o nível de procurado também aumenta. Há outras maneiras de se escapar da polícia, como utilizando um Pay 'n' Spray (desde que a polícia não o veja entrando no estabelecimento), trocando de veículos escondido da polícia, ou simplesmente ligando para certos personagens que podem ter a habilidade de livrar Niko dos policiais.
    Quando o nível de procurado é de apenas uma estrela, policiais não atiram em Niko, mas podem fazê-lo se render caso cheguem muito perto. O jogador pode escapar da polícia logo antes de ser algemado, mas isso lhe renderá uma estrela a mais. Pedestres também podem chamar a polícia caso vejam um crime sendo cometido.

    Veículos

    Todos os veículos do jogo estão equipados com um mapa GPS, usado no radar do jogo. Pode-se marcar pontos em qualquer lugar do mapa, e o radar automaticamente sugerirá a mais curta rota até o destino, lembrando que ele considera a existência de vias de mão-única, canteiros centrais, etc. Niko pode também parar táxis na rua para viajar pela cidade, mediante o pagamento da corrida. As corridas podem ser simplesmente puladas (mediante o pagamento de uma quantia extra), levando o jogador ao destino instantaneamente.
    Durante perseguições, o jogador pode focar a câmera no alvo, e a mira no modo de direção é livre, havendo a possibilidade de se utilizar pistolas, metralhadoras sub-automáticas, granadas ou coquetéis molotov enquanto se dirige.
    Os softwares Bullet e Euphoria fazem Niko reagir diferente a cada queda de motocicleta, sendo as reações proporcionais às intensidades dos impactos e às suas direções.
    Os veículos também podem ser danificados de diversas maneiras diferentes, de acordo com a intensidade do impacto. Motos podem ter sua lataria amassada e seus faróis quebrados. Carros não explodem se virarem de cabeça para baixo, mas podem ainda pegar fogo e explodir se forem suficientemente danificados por colisões, tiros ou incêndios. Motores podem ser danificados de tal modo a não funcionarem mais, inutilizando o veículo. Explosões próximas ou batidas muito fortes podem ainda entortar as rodas de um carro de modo que ele perca a estabilidade ou até a capacidade de locomoção.
    Para fazer missão de táxista, você tem que ligar para o Roman pedindo trabalho, pegar o táxi na empresa dele, buscar o passageiro, e levá-lo onde ele quiser, ganhando uma recompensa que é variada de acordo com a corrida feita.

    Comunicação

    Como no jogo anterior (GTA San Andreas), o protagonista porta um telefone celular. Contudo, o aparelho agora desempenha um papel muito mais importante e pode ser usado para várias ações. Pode ser usado como agenda, para ler mensagens de texto, chamar amigos e namoradas para sair, conversar com eles ou requisitar serviços como redução no nível de procurado, descontos em lojas, auxílios em geral, etc. Quando uma missão é fracassada, uma mensagem é enviada ao protagonista para que o jogador possa tentá-la de novo sem precisar se dirigir ao local de onde Niko foi enviado. Uma câmera também pode ser usada (no modelo que Niko ganha mais tarde de Playboy X) para tirar fotos. Ainda, o jogador pode ligar para a emergência (911) para chamar a polícia, os paramédicos ou os bombeiros. O celular também pode ser utilizado para acessar o modo de multijogadores.
    A internet agora também ser utilizada. Uma rede de lan houses, chamada TW@ (um trocadilho com a palavra twat, que significa vagina ou clitóris) ou laptops de alguns apartamentos podem ser utilizados para acessá-la. Há mais de 100 sites disponíveis, sendo alguns necessários para completar certas missões. Niko possui também um e-mail, com o qual pode receber informações sobre missões ou simplesmente conversar com conhecidos. Nesse caso, a TW@ foi apresentada em construção em GTA III e GTA: Libert City Stories, localizada em Staunton Island.
    Quando dentro de um carro da polícia, Niko pode usar o computador do carro para acessar a base de dados dos criminosos de Liberty City, chamar por reforços, ou informar-se sobre crimes que estão acontecendo no momento para que possa resolvê-los e ganhar dinheiro em troca.
    Niko pode também assistir à televisão em qualquer de seus apartamentos. Há alguns canais com propagandas e programas como documentários, desenhos animados, reality shows, e até mesmo ver cenas do GTA San Andreas, etc. Niko também tem possibilidades de jogar video-game em seus apartamentos, na maioria das vezes seus jogos são de aviões de guerra.

    Enredo

    A história do jogo segue a trajetória de Niko Bellic, um veterano da Guerra Civil Iugoslava e ex-traficante de pessoas, quando chega em Liberty City para juntar-se ao seu primo Roman, na esperança de uma vida melhor. Niko também busca o traidor que armou uma emboscada para sua unidade militar levando 12 dos seus 15 companheiros à morte, além de considerar a cidade um local seguro de Ray Bulgarin, o homem que o contratou para traficar pessoas para a Itália e que agora o considera culpado pelo ataque que levou uma embarcação cheia de "mercadorias" a afundar e perder a "carga". Assim que chega, Niko descobre que as histórias de "mansões, mulheres e carros" de Roman eram mentira, e que ele na verdade mora em um pequeno apartamento mal-conservado pago com o dinheiro resultante de sua frota de táxis decadente. Fora isso, Roman tem problemas com o dinheiro que deve a organizadores de jogos de azar e agiotas. Niko o ajuda com esses problemas enquanto tenta começar uma nova vida na cidade.
    O primeiro conflito significativo de Niko é com o agiota Vladimir Glebov, para quem Niko trabalha como forma de pagamento das dívidas de Roman. Vlad acaba morto por Niko mais tarde por ter feito sexo com Mallorie, a namorada de Roman. Niko conhece "Little" Jacob Hughes, um traficante jamaicano de drogas e armas; Bruce "Brucie" Kibbutz, um viciado em anabolizantes que vende e "tuna" carros (cujo irmão Mori é apresentado em Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony, uma das expansões do jogo, como um rapaz ainda mais durão e obcecado por um corpo perfeito); e Michelle, uma amiga de Mallorie que acaba se tornando sua namorada.
    Após matar Vlad, Niko e Roman são sequestrados por membros da máfia russa de Liberty City, liderada por Mikhail Faustin e seu braço-direito, Dimitri Rascalov. Faustin, contudo, não está bravo com Niko, e o contrata para garantir que Roman seja liberado e tratado (já que levou um tiro no estômago dado pelo Faustin). Niko faz vários serviços para Faustin, e a relação entre ele e Dimitri logo se mostra explosiva, pois enquanto Faustin é muito genioso e prefere puxar o gatilho para resolver seus problemas, Dimitri escolhe o diálogo e a racionalidade. Numa das missões para o mafioso russo, Niko assassina Jason Michaels, membro da gangue de motoqueiros The Lost, cujo vice-presidente Johnny Klebitz é o protagonista da expansão Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned. Na expansão, o assassinato dele é confundido com uma investida da gangue rival The Angels of Death, iniciando uma guerra entre as duas. Uma vez que Faustin tenta provocar o líder de uma outra gangue da máfia russa, Dimitri decide que chegou a hora de eliminar seu amigo e pede que Niko o faça. Niko porém descobre que Dimitri é um traidor que estava com Ray Bulgarin (seu ex-chefe no trabalho de tráfico de pessoas) e se vê em uma emboscada em um galpão quando ia buscar o dinheiro resultante de seus serviços para Dimitri. Com a ajuda de Little Jacob, ele elimina seus inimigos, mas Dimitri e Bulgarin escapam.
    Logo depois, Niko e Roman vêem-se forçados a fugir de Hove Beach (o bairro onde moravam) uma vez que seu apartamento e a garagem dos táxis são incendiados por Dimitri. Roman revela que planejava pedir Mallorie em casamento, mas o anel foi perdido no incêndio. Agora morando em um apartamento simples em Bohan, Niko passa a trabalhar para o ex-drogado Manny Escuela, que quer fazer fama limpando as ruas de Bohan das drogas e dos traficantes; a traficante porto-riquenha Elizabeta Torres (para quem o jogador também trabalha em The Lost and Damned); o criminoso irlandês Patrick "Packie" McReary; e o traficante Playboy X. Niko também passa a trabalhar para o mafioso italiano Ray Boccino e o Vice-Comissário de Polícia Frankie McReary, irmão de Packie.
    Após realizar diversos trabalhos para todos, as coisas começam a ir de mal a pior em Bohan conforme os agentes federais e a polícia fecham o cerco em torno de Elizabeta. Ela chega a pedir que Niko vá buscar uma mala de cocaína em um hospital em ruínas, mas Niko enfrente diversos criminosos e a N.O.O.S.E. (paródia do DHS), e quando consegue levar a cocaína para um local seguro, é surpreendido por Michelle, que na verdade era uma agente federal que o vigiava. Elizabeta vê sua situação piorar e mata Manny e seu camera-man Jay quando estes irrompem em seu apartamento filmando-a e ameaçando-a. Niko leva os corpos para um médico que pretende vender seus órgãos no mercado negro. Elizabeta é eventualmente presa mais tarde. Enquanto isso, Roman é sequestrado pelos homens de Dimitri (no jogo The Lost and Damned, é revelado que Johnny realizou o rapto para pagar as dívidas de sua ex-namorada Ashley com Dimitri), pois deve dinheiro a eles. Niko invade o cativeiro (um galpão) furioso e se livra dos seus inimigos, libertando seu primo. Roman decide mudar-se de Bohan e compra mais tarde uma cobertura em Algonquin (o equivalente a Manhattan no jogo).
    Enquanto isso, Niko trabalha para Playboy X e seu mentor Dwayne Forge, recém-saído da cadeia. Enquanto Dwayne mantém-se pessimista e acha que sua vida está em ruínas, Playboy mantém uma postura arrogante e ambiciosa. O atrito entre os dois ex-amigos chega a tal ponto que um pede a Niko para matar o outro. A escolha fica por conta do jogador: se ele escolher Dwayne, Niko vai até o seu apartamento e o executa sem enfrentar resistência, com um olhar de desprezo pelo que está fazendo e após frases do tipo "achei que você fosse meu amigo, Niko". Como recompensa, ganha uma alta quantia em dinheiro, mas Playboy X nunca mais fala com ele, dizendo que Niko é muito frio e matou o seu mentor. Se ele escolher Playboy X, Niko enfrentará vários capangas em sua cobertura, perseguirá Playboy pelas ruas sob frases do tipo "essa cidade inteira virá atrás de você, você não é nada sem mim!". Niko eventualmente executa Playboy num beco. Como recompensa, Dwayne deixa a cobertura de seu finado companheiro para Niko e torna-se seu novo amigo.
    Michelle (cujo nome verdadeiro é Karen), a ex-namorada de Niko e agente federal, chama Niko para seu local de trabalho no coração de Liberty City. Niko descobre que ela trabalha para uma agência do governo que atende pelo nome de U.L. Paper. O chefe de Michelle não revela o seu nome, e após os serviços de Niko (Niko os cumpre para garantir que sua ficha não seja entregue aos agentes do FIB, o equivalente a FBI no jogo) o agente promete ajudá-lo a encontrar o seu traidor.
    Niko ajuda Ray Boccino em um conflito envolvendo diamantes e um mafioso e traficante de diamantes judeu Isaac Roth. Em uma das missões do mafioso italiano, o jogador deve matar Jim Fitzgerald, a princípio um motoqueiro qualquer, mas mostrado como melhor amigo de Johnny em The Lost and Damned. O conflito se estende de maneira que Ray pede que Niko mate Isaac, mas Niko decide depois não trabalhar mais com ele. Em um dos trabalhos que Niko realiza para Ray, ele trabalha com Johnny e deve realizar uma troca num museu de Algonquin, mas a negociação é interrompida por um terceiro, Luis Lopez, protagonista do The Ballad of Gay Tony. É o único ponto do enredo em que os três protagonistas se encontram. Em troca dos serviços de Niko, Ray fornece a localidade de um sujeito que sabe onde mora Florian Cravic, um dos dois elementos que sobreviveram à emboscada armada pelo traidor na guerra. Acreditando se tratar do próprio traidor, Niko chama Roman e invade o apartamento de Florian, buscando vingança. Lá, os primos descobrem que Florian mudou seu nome para Bernie Crane e assumiu sua homossexualidade. Niko percebe que não foi ele o traidor, restando então apenas uma possibilidade: Darko Brevic. Niko poupa Florian, e acaba inclusive ajudando o seu ex-companheiro de guerra em alguns pequenos conflitos. Como forma de agradecimento, Florian deixa o carro esporte de seu namorado para Niko.
    Ainda em Dukes, Niko começa a se aproximar da família dos McReary. Além de Packie e Francis, Niko conhece Kate McReary, uma mulher decente e fechada que passa a sair com Niko; Derrick, um viciado em drogas e bebidas; e Gerald, recém-chegado da Irlanda. Niko, Derrick, Packie e "Saint" Michael Kane (um amigo de Packie) roubam o banco da cidade e enfrentam a polícia para escapar com o dinheiro. Michael acaba morto por um dos reféns, e Derrick gasta sua parte do dinheiro com mais drogas e bebidas. Durante o assalto, o homem que atirou em Michael conversa com um rapaz e o informa sobre seu plano. O rapaz é Luis Lopez, e a cena do assassinato é utilizada como abertura da expansão da qual Luis é o protagonista. A pedido de Packie, Niko vai ajudar Derrick com pequenos serviços envolvendo conhecidos dele que estariam falando por suas costas. A certo ponto do jogo, Francis percebe que o comportamento do irmão é um obstáculo em sua jornada rumo à promoção para Comissário, e pede que Niko o mate. Derrick liga logo depois e pede que Niko mate Francis, temendo que o irmão esteja tramando algo contra sua vida. O jogador novamente tem de escolher quem matará: se matar Francis, nada de mais acontece. Se matar Derrick, Niko liga para Francis com raiva por ter feito isso e exige que Francis o ajude toda vez que estiver sendo seguido pela polícia. O jogador passa então a ter a possibilidade de ligar para Francis toda vez que tiver até três estrelas no nível de procurado, e Francis livrará o jogador dos policiais. Qualquer que seja a escolha, Niko comparecerá no enterro do escolhido e enfrentará a máfia que atacará a cerimônia.
    Niko também trabalha para Gerry, antes e depois deste ser preso e levado para a prisão de segurança máxima de Liberty City. De lá, Gerry passa instruções para Niko com o apoio externo de Packie. Um dos trabalhos envolve o sequestro de Grace Ancelloti, cujo resgate deverá ser pago com os diamantes que um dia pertenceram a Ray. Gracie é amiga pessoal de Luis Lopez e Gay Tony (seu chefe) e ambos são enviados para resgatá-la, pois são considerados os culpados pela opção dos sequestradores por ela, algo mostrado em The Ballad of Gay Tony, apenas. Durante a troca, contudo, Niko e Packie são atacados por Bulgarin e seus homens. Bulgarin deixa o local; Tony, Luis e Gracie fogem de barco (isso também só é mostrado em The Ballad of Gay Tony), e a dupla mata os inimigos; mas o último homem restante joga os diamantes num caminhão, e as pedras nunca mais são vistas. No final de The Ballad of Gay Tony, é mostrado que um mendigo encontra as pedras preciosas no lixo. O mendigo é visto na cena final da expansão bebendo em uma mansão, cercado de mulheres. É revelado também, no jogo, que Luis trabalhou para Bulgarin, mas este o considerou culpado pelo sumiço dos diamantes, e passa a caçá-lo. No fim do jogo, Luis o mata dentro de seu próprio jato.
    Em Alderney, Niko começa a trabalhar para o mafioso Phil Bell e depois para Jimmy Pegorino, além de um contratante misterioso que conversa com Niko em um telefone público e o envia para diversas missões que sempre envolvem o assassinato de pessoas anônimas para o jogador. Eventualmente no enredo, Pegorino pede que Niko mate Ray, acreditando que este o está traindo.
    Antes do fim da história, Niko trabalha para Jon Gravelli, um velho criminoso que vive numa cama de hospital e é amigo do agente da U.L. Paper para quem Niko trabalhou anteriormente. Após realizar esses serviços, Niko é informado que Darko foi encontrado em Bucareste e está sendo levado para Liberty City. Niko pega Roman em seu apartamento e os dois vão ao encontro do traidor na área de carga do aeroporto da cidade. Niko confronta Darko, que encontra-se em um estado deplorável e revela ter traído o grupo por US$1.000,00. Enquanto Roman pede que Niko simplesmente o deixe ir embora, dizendo que ele "não parece aproveitar muito a vida", o próprio traidor diz que ser morto seria um favor. O jogador então é deixado com duas escolhas: matar o traidor ou poupar sua vida, sem consequências para o enredo. Após o encontro com Darko, às vésperas do casamento de Roman com Mallorie, Niko se encontra com Pegorino, que pede que ele vá fazer realizar um negócio altamente lucrativo com Dimitri Rascalov envolvendo heroína. Niko resolve pensar sobre o assunto e descobre que Dimitri está no Platypus (o navio no qual chegou à cidade) com seus capangas, e Niko vê aí uma oportunidade de vingança, porém sem lucro nenhum. Roman insiste que Niko deve ir negociar com Dimitri, para que o dinheiro resultante ajude-o na sua vida de recém-casado. Kate, por outro lado, pede que Niko não negocie, pois isso não seria algo digno de se fazer.

    Final

    A história pode ser concluída de duas maneiras diferentes, de acordo com a escolha do jogador (negociar com Dimitri ou matá-lo). Em ambos os finais, o casamento de Roman com Mallorie é interrompido por um ataque, algum personagem importante morre, e a batalha final acontece no mesmo  local, com sequências de lutas semelhantes.
    Se o jogador escolhe matar Dimitri, Niko enfrenta ele e vários capangas no navio. Dentro da embarcação, Niko encurrala Dimitri e o executa de forma considerada indigna, com dois tiros nos seus joelhos e um na cabeça. Mais tarde, no casamento, Pegorino surge de repente em um carro e abre fogo contra os convidados, pois está furioso com a traição de Niko. Após o tiroteio, Kate está morta. Niko, Roman e Little Jacob perseguem um dos homens de Pegorino e o encontram em um cassino abandonado no extremo norte de Alderney. Niko elimina diversos capangas de Jimmy P. enquanto Roman e Jacob procuram um jeito de tirá-lo de lá. O vilão escapa de barco e Niko o persegue de moto, entrando posteriormente em um helicóptero com Roman e Jacob, para finalmente encuralar Pegorino na Ilha Happiness (equivalente à Liberty Island no jogo). Pegorino diz que queria ter matado Niko, e não Kate. Niko então revela que a comissão de mafiosos achava que Jimmy P era uma piada, e então executa o criminoso quando este esboça uma tentativa de atirar. Após os créditos, Roman conta que Mallorie está grávida, e caso a criança seja uma menina, ela se chamará Kate. Packie também liga para Niko e lamenta a morte de sua irmã, dizendo que eram ele e seus irmãos que deveriam pagar pelos crimes da família.
    Se o jogador escolher negociar com Dimitri, Niko junta-se a Phil Bell em um porto para pegar o dinheiro assim que Dimitri entregar a heroína. Contudo, Dimitri decide simplesmente matar os negociantes. A dupla enfrenta um grupo de parceiros dos negociantes e escapa com o dinheiro. Pegorino liga para Niko agradecendo por sua ajuda e anunciando sua parceria com Dimitri. Kate fica decepcionada com seu namorado e se recusa a ir ao casamento de Roman. Durante o casamento, um assassino contratado por Dimitri surge e tenta matar Niko, que consegue derrubá-lo, mas não antes do enviado matar Roman acidentalmente. Furioso e frustrado, o protagonista junta-se a Little Jacob e persegue um homem de Pegorino para o mesmo cassino, onde Dimitri e Pegorino estão. No cassino, Dimitri mata Pegorino e foge para a Ilha Happiness de helicóptero. Niko e Jacob o perseguem, e Niko mata Dimitri no mesmo local onde mataria Jimmy P. Antes de matá-lo, Niko diz:
    Você é um homem estranho. Você matou o seu melhor amigo (Mikhail Faustin). Você traiu todos os que já tiveram contato com você. Você matou meu primo. Eu acho... que essa coisa de "sobrevivência do mais forte" realmente significou muito pra você.
    Após os créditos, Mallorie liga para Niko e diz que está grávida de uma criança, que segundo Niko, nunca precisará se preocupar com nada, embora Mallorie retruque dizendo que uma criança sem pai tem muito com o que se preocupar.27
    Durante e após o enredo, o jogador ainda pode realizar missões com pessoas das ruas, que surgem no radar quando Niko está nas imediações delas. Algumas têm relação com o enredo, como Ilyena Faustin (a ex-mulher de Mikhael Faustin), Hossan (um companheiro de Niko no Playpitus), Grace Ancelloti, Ivan (um personagem que Niko enfrenta a mando de Vlad, cuja vida pode ou não ser poupada, dependendo da escolha do jogador, sendo que o personagem só fica disponível para a missão se o jogador poupar sua vida) e Badman, um amigo de Little Jacob.

    Local

    Panorama de Liberty City. A versão da cidade em GTA IV assemelha-se à moderna cidade de Nova Iorque.
    O jogo se passa na cidade de Liberty City. Dessa vez apresenta muito mais semelhanças a sua inspiração, Nova Iorque, do que nas versões anteriores. É uma cidade insular, ou seja, formada por ilhas, e é uma grande metrópole. A seguir o nome das quatro grandes ilhas e entre parênteses sua fonte inspiradora: Algonquin (Manhattan), Broker (Brooklyn), Dukes (Queens), Bohan (Bronx) e a cidade de Alderney (Nova Jersey).

    Algonquin

    Algonquin é o maior distrito em Liberty City, abrigando 29 dos 65 bairros da área metropolitana da cidade, com uma população estimada em 4,331,205 habitantes. Serve como núcleo de Liberty City, e contêm os dois principais centros comerciais da cidade. Downtown Algonquin e Midtown Algonquin abrigam os arranha-céus, alguns mundialmente conhecidos. Algonquin apresenta a maior taxa de densidade populacional de toda Liberty City, e é conhecida por ser o centro financeiro e econômico do mundo. Alguns indícios sugerem que o distrito ultrapassou Londres como a "Capital Financeira do Mundo". Como mencionado acima, Algonquin é um grande centro comercial, financeiro e cultural dos Estados Unidos da América e do mundo. A maioria das empresas de rádios, televisões e telecomunicações do país estão presentes no distrito, assim como diversos jornais, revistas e outros meios de entretenimento da mídia. Algonquin apresenta diversos pontos turísticos famosos, atrações turísticas, museus e teatros. Também serve como casa da sede do Civilization Committee, do bairro The Exchange, da BAWSAQ e da maioria das sedes das empresas do país. É indiscutivelmente o centro de toda Liberty City e sua área metropolitana, mantendo a sede do governo da cidade, e a maior fracção  de trabalhos, negócios e atividades recreativas.
    O distrito é dividido em três ilhas separadas. 27 de seus 29 bairros estão localizados na principal ilha de Algonquin, enquanto o bairro de Happiness Island está localizado na ilha de mesmo nome, assim como ocorre com Colony Island, localizada à leste da principal ilha. Seu nome vem de uma tribo nativo-americana que viveu na região dos Grandes Lagos americanos, mas que agora vivem no Quebec, Canadá. A história diz que Algonquin é uma palavra nativo-americana que significa "place to build condo skyscrapers" (em português, "lugar para construir condomínios de arranha-céus"). Algonquin é legalmente inacessível ao jogador até a missão Blow Your Cover, oferecida por Elizabeta Torres, onde os bloqueios nas pontes que passam sobre o Humboldt River são liberados. Downtown Algonquin é rica, têm grandes edifícios, grandes empresas, e muitos carros de luxo caros em sua parte mais à sul. Uptown Algonquin é conhecida por suas casas luxuosas localizadas próximas ao Middle Park, sua população pobre e suas gangues, sendo conhecida também como o gueto de Algonquin, com uma grande taxa de criminalidade devido ao fato de ser extremamente perigosa à noite. Midtown Algonquin é conhecida por abrigar a Star Junction, Middle Park e a Rotterdam Tower.

    Broker

    Broker é um dos 5 distritos de Grand Theft Auto IV, contendo 12 dos 65 bairros de Liberty City, enquanto sua população é a terceira maior, estimada em 1,368,198 de habitantes. É um arquético do distrito de Brooklyn, na cidade de Nova Iorque. É situado ao sul do distrito de Dukes, e conectada ao distrito de Algonquin pela Broker Bridge e pela Algonquin Bridge. As ruas de Broker foram nomeadas tomando base em palavras relacionadas à cowboys, após a era do Velho Oeste (Cassidy Street, Deadwood Street, Earp Street, Hickock Street, e Kid Street são alguns exemplos). As avenidas de Broker foram nomeadas em relação à tribos indígenas (Iroquois Avenue, Mohawk Avenue, Onandaga Avenue, e Seneca Avenue são alguns exemplos). Broker e Dukes são os únicos distritos na área metropolitana de Liberty City que formam uma ilha. Todos os outros distritos são separados por águas. É um distrito extremamente perigoso, dominado por diversas gangues russas. Isso pode ser notado perto da primeira casa de Niko Bellic, em Hove Beach, onde alguns traficantes e mafiosos andam armados pelas ruas. O simples fato de atirar acidentalmente pode provocar um intenso tiroteio, atraindo a atenção da polícia.

    Dukes

    Dukes é um distrito de Liberty City em Grand Theft Auto IV. Mesmo contendo apenas 8 dos 65 bairros da cidade, sua área é consideravelmente grande, sendo maior até mesmo que seu distrito vizinho  Broker. Sua população é estimada em 1,418,844 habitantes. Seu arquétipo é Queens, um distrito localizado na cidade de Nova Iorque. Seu nome não apresenta nenhuma relação com o título de duque, mas sim com Dukey (fezes, no português), porque de acordo com o documentário The History of Liberty City, "the people in the area smelled like shit" (em português, "as pessoas na área cheiravam à fezes"). As ruas do distrito são nomeadas conforme grandes batalhas na história dos Estados Unidos, como a Concord Avenue, Bunker Hill Avenue, Yorktown Avenue, Saratoga Avenue, Ticonderoga Avenue e Stillwater Avenue. O distrito é divido em duas ilhas diferentes: sete de seus oito bairros estão na ilha principal de Dukes / Broker, enquanto Charge Island é localizada à oeste, na ilha de mesmo nome. Dukes e Broker são os únicos distritos na área metropolitana de Liberty City que compartilham uma mesma ilha; todos os outros distritos são separados por águas.Dukes consiste em oito grandes e altamente povoados bairros, apresentando a segunda maior população entre os distritos da cidade, atrás apenas de Algonquin. O caráter de Dukes varia consideravelmente de bairro para bairro. Ele tem a maior área verde entre todos os outros distritos de Liberty City, que é concentrada principalmente a norte (Meadows Park), e nas partes mais à oeste do Francis International Airport. O bairro mais urbanizado é o East Island City, que é centrado ao redor da Dukes Boulevard, uma das principais vias públicas do distrito. O mesmo contêm uma agência do Bank of Liberty, o National Union of Comtemporary Arts e a LC24 Tower, em adição à algumas áreas industriais decadentes na parte sul do bairro, que faz divisa com Broker. Charge Island é outro ponto industrial importantes de Dukes. Áreas exclusivamente comerciais estão concentradas na Camden Avenue (Cerveza Heights), onde a maioria dos estabelecimentos comerciais são negócios étnicos independentes, assim como ocorre na Saratoga Avenue (Willis). Cerveza Heights pode ser considerado o bairro de maior importância do distrito, com a presença dos únicos serviços médicos e policiais de Dukes e uma das mais importantes estação de metrô da cidade: a Huntington Street. Algumas regiões de Dukes podem ser consideradas locais arborosos, exóticos, caros e suburbanos. Isso ocorre principalmente em Willis, Meadow Hills e Meadows Park. Os únicos conjuntos habitacionais estão localizados juntamente com a Yorktown Avenue, em Steinway, um bairro com uma grande concentração de pessoas da classe trabalhadora.Francis International Airport é o maior bairro de Dukes e de toda a Liberty City, servindo obviamente como o centro da aviação na cidade. Assim como seu arquétipo da vida real, o distrito mostra muitas evidências de multiculturalismo. As comunidades notadas por grandes identidades étnicas são: Steinway (irlandesa e alemã), Cerveza Heights (italiana, hispânica, latina e chinesa) e Willis (jamaicana e caribenha).

    Bohan

    Bohan é um dos cinco distritos de Liberty City. É a menor ilha entre as maiores em GTA IV, contando com apenas 7 dos 65 bairros de Liberty City e apenas quatro empresas acessíveis. Tem uma população estimada de 1.045.463 habitantes, o que faz com que o distrito seja o menos populoso da cidade. A sua localização na vida real é Bronx, na cidade de Nova Iorque. Bohan está desbloqueado desde o início de Grand Theft Auto IV, mas a Safehouse de extrema importância no jogo não é desbloqueada até a missão Roman's Sorrow.
    Bohan é o mais depravado dos cinco bairros de Liberty City. Ele consiste principalmente em conjuntos habitacionais degradados e abandonados. South Bohan e Fortside são os melhores exemplos deste tipo de local. Embora muitas vezes haja evidência de elegância em outros bairros desfavorecidos de Liberty City, isso não ocorre nos dois bairros citados. Há uma forte presença de gangues nesses dois bairros, sendo South Bohan a principal relva dos Spanish Lords. Fortside é o maior bairro de Bohan, sendo também considerado seu centro comercial, mas mesmo assim é considerado pequeno em relação aos outros bairros importantes de Liberty City.
    Chase Point e Bohan Industrial consistem de modo geral em armazéns abandonados e instalações de ancoragem arcaica, servindo como os bairros industriais decadentes de Bohan. A prostituição é muito comum nestes bairros, muito mais do que em qualquer outro lugar em Liberty City. Prostitutas de rua podem ser encontradas reunidas em muitas esquinas durante toda a noite. Além disso, no mesmo período, ladrões e bandidos de rua vagam livremente. Luis Lopez avisa Arnaud, apos ele ser assaltado, que as coisas muitas vezes podem ficar difíceis, e que ele não deve andar sozinho.
    A polícia raramente se preocupa com os crimes, o que pode ser notado quando Niko Bellic foi capaz de entrar num armazém abandonado e matar uma gangue inteira de traficantes de drogas, tudo isso sem nenhum problema policial para Manny Escuela, que estava fazendo um documentário sobre o crime e a corrupção no distrito. Comentário do câmera-man de Manny direcionado à Niko após esse massacre: "As mortes mais insensatas, e os policiais mesmo assim ainda não estão aqui...". Northern Gardens é um dos bairros menos depravados do distrito, contando com um espaço verde considerável e uma praia em seus limites a norte, mas que mesmo assim ainda conta com algumas pessoas sem abrigo vagando pelas ruas. O bairro conta com os únicos serviços médicos e policiais do distrito. A principal função do bairro é o povoamento de seus conjuntos habitacionais. Northern Gardens é um dos bairros mais populosos de Liberty City. O complexo dos principais conjuntos habitacionais mostra sinais de enobrecimento, com a presença de pequenas lojas de conveniência e alojamentos consideravelmente modernos. Uma delegacia está diretamente ligada ao Northern Gardens por meio de uma pequena escada, presumivelmente para permitir uma presença policial mais eficaz e uma resposta mais efetiva aos crimes.
    Boulevard é o maior bairro de Bohan e abriga um parque considerável, um bom espaço verde e uma praia em seus limites a norte. Boulevard é o mais seguro e menos depravado dos sete bairros. As áreas ao sul do distrito são de caráter urbano e se concentram ao redor da via pública Grand Boulevard.
    Little Bay está à leste e é o menor bairro do distrito. Ele contêm apartamentos de poucos andares e pode ser considerado uma das áreas mais seguras e menos decadentes de Bohan.A população de Bohan é principalmente de nacionalidade espanhola e latina; sua população é particularmente concentrada ao redor do porto-riquenho South Bohan e do dominicano Fortside. Outros enclaves étnicos incluem a demografia predominantemente afro-americana em Northern Gardens e a presença albânica do Leste Europeu em Little Bay. Existe também uma presença conhecida da Italian Mafia e da Lupisella Family, mas nenhum das duas podem ser vistas nas ruas.


    História do GTA Vice City



     



    Grand Theft Auto: Vice City (também conhecido como GTA: Vice City ou GTA: VC) é um jogo eletrônico de videogame e computador de ação-aventura criado pela Rockstar North e publicado e distribuido pela Rockstar Games. É o segundo jogo em 3D da super premiada e rentável franquia Grand Theft Auto, sendo o quarto da série no total. GTA é uma das franquias de jogos eletrônicos mais rentáveis da história, ficando atrás apenas de Call of Duty da Activison. Foi lançado na América do Norte em 27 de outubro de 2002 para o PlayStation 2 e logo tornou-se o jogo mais vendido daquele ano. Após esse sucesso, o jogo foi lançado na Europa, Austrália e Japão e foi lançado em versão para Windows. A Rockstar Vienna também montou um pacote com o jogo anterior da série, Grand Theft Auto III, e o vendeu como Grand Theft Auto: Double Pack para o Xbox.2
    A fictícia cidade denominada "Vice City" foi baseada na cidade americana de Miami dos anos 80, com construções em art deco e retratando fielmente a época, na música, vestuário e carros. O clima do jogo é fortemente influenciado pelo filme Scarface e o seriado Miami Vice.

    GTA Vice City se passa anos antes de GTA 3, em 1986.3 Tommy Vercetti é finalmente liberto da prisão, como um dos bandidos da gangue Forelli; ele havia passado 15 anos em nome da família na prisão.4 Finalmente ele foi liberto e Sonny Forelli (seu antigo chefe) fica sabendo da situação; afinal, foram 15 anos. Mas Sonny sabe que a situação não é muito boa com a volta de Tommy às ruas.
    Em 1971 Tommy fez os serviços sujos de Sonny por Liberty City, o que desagradou muito às outras famílias e gangues, pois Tommy simplesmente criava o caos em Liberty City. Isso gerou muitos problemas sobre seu respeito perante as outras familas, até que com tanta sujeira, Sonny e a Família Forelli foram incriminados, mas Tommy aceitou levar a culpa de tudo em nome da família e passar 15 anos na prisão.5 Agora com a volta de Tommy à cidade, Sonny sabia que não podia permiti-lo nas ruas de Liberty City.6 Então Sonny e sua família têm uma idéia genial.7 Juntando a fome com a vontade de comer, Sonny sabia que Tommy era esperto e decide mandá-lo para uma negociação na parte Sul da cidade de Vice City. Sonny já havia preparado para a situação dar errado, encrencando Tommy completamente.8 Tommy teria que trocar dinheiro por drogas, e essa negociação teria que dar errado. Assim, Tommy teria de recuperar o dinheiro em Vice City e para isso, tomar algumas propriedades e conseguir respeito nas ruas e assim, Sonny se apossaria dessa situação toda. Em alguns meses, Sonny iria para Vice City fazer uma visitinha a Tommy.
    O plano de Sonny é perfeito, mas existe um grave erro: ele se esqueceu de quem Tommy Vercetti era.9 Como já planejado na hora da negociação, os homens de um traficante de Vice City dão cabo da negociação, matando todo mundo, mas sobrando apenas Tommy, Ken Rosemberg e Lance (o piloto do helicóptero).10
    Tommy consegue escapar vivo, mas agora está endividado feio com a máfia do norte.
    Agora Tommy tem que ir até a festa do Coronel Cortez e conseguir informações de quem lhe roubou, para recuperar o dinheiro; mas a coisa não é tão simples, pois ele está em Vice City e luxo é o que não falta.
    Agora em Vice City, Tommy estará numa cidade enorme e terá outras ideias em mente.
    Agora, Tommy tem que recuperar o dinheiro, vingar-se de quem o roubou, descobrir o mistério do erro na sua negociação, envolver-se com os haitianos, com os cubanos, conseguir informações e tomar Vice City.
    No final do jogo alguns elementos da Máfia do Norte vêm visitar a Mansão Vercetti (antiga mansão de Diaz), e lhe pedem o dinheiro que ele tinha perdido. Tommy manda Ken ir buscar dinheiro falsificado; mas quando Sonny e a Máfia chegam, Tommy (perante uma conversa com Sonny) percebeu que Lance era um traidor, e Lance revelou o local onde estava o dinheiro verdadeiro. Durante essa missão ao início Tommy terá de proteger o cofre até que Lance apareça, e Tommy tem que matá-lo no local do helicóptero, depois terá que matar todos os elementos da Máfia do Norte (que estão roubando o dinheiro) e finalmente Tommy terá de matar Sonny e dois de seus seguranças (também da Máfia). Tommy deixa de ser do norte e passa a ser totalmente do sul.

    Gráficos

    Os gráficos do jogo sofreram uma melhora realmente assustadora e foram adicionados vários efeitos visuais.11 Incluindo a ambientação realista, o jogo proporciona a ideia de um lugar úmido e quente, uma típica cidade litorânea (No estilo Miami).
    As construções (casas, lojas, hotéis e etc.) estão detalhadamente iguais à Miami antiga dos anos 80. Outra melhora significativa aconteceu no contraste entre luz e sombra. Os carros refletem o sol nos vidros e na polida lataria, quando passam por trechos com sol. Traz muitos outros detalhes como a chuva (também foi modificada); você pode notar algumas gotas reluzindo na tela da tv.
    É possível perceber mini detalhes, mesmo a longuíssimas distâncias; as fotos encontradas na mansão Vercetti, por exemplo (ou no hotel mesmo, os objetos).

    Jogabilidade

    O jogo segue um modelo bastante similar de jogabilidade e interface com GTA III, com vários ajustes e melhorias ao longo do seu antecessor. A jogabilidade é muito "aberta", uma característica da franquia Grand Theft Auto; Embora missões devem ser completadas para concluir o enredo e desbloquear novas áreas da cidade, o jogador é capaz de conduzir ao redor e visitar diferentes partes da cidade em seu lazer. Diversos itens como armas escondidas e pacotes secretos também estão espalhados por toda a paisagem da cidade, como tem sido com os anteriores títulos GTA
    Os jogadores podem roubar veículos (carros, barcos, motos, e até mesmo helicópteros), podem participar tambám de tiroteios, assaltos e, em geral, criar o caos. No entanto, isso gera a indesejada e potencialmente fatal atenção da polícia (ou, em casos extremos, o FBI e até mesmo o Exército). A Polícia é essencialmente semelhante ao Grand Theft Auto 1, embora as unidades policiais estão agora com trajes diferentes, e usam carpetes de pregos para furarem os pneus do carro do jogador, bem como aparecem equipes da SWAT e policiais voando em helicópteros e as unidades policiais disfarçadas, à la Miami Vice.
    Uma nova adição no jogo é a habilidade que o jogador tem para comprar casas, distribuídas por toda a cidade. Algumas destas viram esconderijos adicionais (essencialmente locais onde armas podem ser recolhidas e guardadas no jogo). Há também uma variedade de empresas chamados "ativas" que o jogador pode comprar. Estes incluem um estúdio de filmagem, um clube de dança, um clube de Stripe Tease, uma empresa de Táxis, um "negócio de entrega de sorvetes" (atuando como uma sociedade de fachada), uma espécie de porto, uma gráfica de impressão, e um showroom de automóveis. Cada propriedade comercial tem uma série de missões ligadas a ele, tais como a eliminação da concorrência ou roubar equipamentos. Quando todas as missões de uma determinada propriedade forem completadas, o imóvel começara a gerar renda, que periodicamente, à cada vez mais próspera Gangue Vercetti, deve recolher.

    Armas

    O sistema utilizado armas em Grand Theft Auto: Vice City é derivado dos provenientes de seus antecessores, mas foi significativamente ampliada. Comparado aos 12 tipos de armas de Grand Theft Auto III, Vice City apresenta um total de 35 armas divididas em 10 classes (classificadas pela portabilidade, fogo ou função), com o jogador autorizado a transportar apenas uma arma de cada classe. Cada turma apresenta um conjunto de armas que cada um apresenta os seus próprios pontos fortes e fracos, tais como peso, dano e eficiência. Por exemplo, quando um jogador tem semi-automáticas de pistola na mão (que inflige danos menores, mas tem uma taxa de disparo mais elevadas e maior capacidade de revista) e de munições para encontrar uma Colt Python (que inflige uma grande quantidade de dano, mas é fraco em Taxa de queima e mais frequente de recarga), ele ou ela só pode optar por substituir o automático com o revólver ou optar por não substituir a automática. Devido a isto, o jogador só é permitido transportar até 10 armas de uma vez durante a sua permissão para buscar armas específicas de cada classe. Abaixo estão as armas utilizadas no jogo:
    Armas Brancas
    SocoSoco Inglês
    CâmeraChave de Fenda
    MarteloCassetete
    Taco de Golfe'Taco de Basebol
    Faca10 Katana
    11 Canivete12 Machete
    13 Serra elétrica
    Armas de Fogo
    Pistola Colt
    Revólver Calibre 357
    Escopeta Ithaca 37
    Stubby Shotgun
    Escopeta S.P.A.S. 12
    Tec-9
    Uzi 9MM
    Ingram MAC-10
    MP5
    10 Fuzil Ruger
    11 Colt - M4A1
    12 M60
    13 Lança-Chamas
    14 M134 Minigun
    15 Lança-foguetes
    16 Rifle Sniper convencional
    17 Rifle Sniper HK PSG-1
    18 Granada
    19 Bomba Detonadora
    20 Coquetel Molotov
    21 Granada de Gás


    História do GTA 2





    Grand Theft Auto 2, também conhecido como GTA2, é um jogo eletrônico da série Grand Theft Auto desenvolvido pela Rockstar Games com poucas diferenças em relação ao anterior, como por exemplo uma pequena melhoria na parte gráfica, manteve os gráficos em 2D, mas com algumas partes em 3D, alem da abertura do jogo, gravada com atores reais. Foi lançado no mundo inteiro em 22 de outubro de 1999 e em 22 de Dezembro de 2004 (5 anos depois) foi liberado pela Rockstar para download de graça em seu site oficial. o jogo foi classificado em muitos países como um jogo para adultos, dado o alto nível de violência e palavrões.

    Características

    Diferentemente dos outros títulos, GTA 2 é ambientado em uma metrópole num futuro próximo. Essa cidade é referida apenas como Anywhere City. O ano em que se passa a história também não é especificado, porém, no site do jornal fictício da cidade é informado que se passe no ano de 2013.1 No manual do jogo está escrito que o jogo se passa a "três semanas para o futuro". Apesar disso, Johnny Riccaro, locutor de uma rádio do jogo, diz: "O novo milênio está chegando".
    Anywhere City (que para alguns é uma Liberty City mudada) consiste em três distritos: O primeiro é a área central da cidade, chamada Downtown District. É onde se concentram cassinos, hotéis, um grande hospital psiquiátrico e uma universidade.
    O segundo distrito é uma área residencial e chama-se Residential District. É onde fica a prisão da cidade, um estacionamento de trailers com um clube chamado Disgracelands que tem como tema Elvis Presley. (Uma referência à casa em que Elvis morou, chamada Graceland), um centro de pesquisa e uma usina hidrelétrica.
    O terceiro chama-se Industrial District, e, como o nome diz, é uma área industrial. Lá, existe um frigorífico ou "fábrica de carne" e um grande porto marítimo, além de um templo Krishna.
    O nome do personagem jogável é Claude Speed, recém liberto da prisão. Ele possui um problema de amnésia crônica.
    O jogo pode ser jogado em dois modos (somente na versão para Windows): no "noon" (dia) ou "dusk" (noite). No modo "dusk", são mostrados vários efeitos de luz que não podem ser vistos no modo "noon". Esta nova tecnologia foi bem expandida no jogo seguinte, Grand Theft Auto 3, onde existe dia e noite dependendo do horário.

    Jogabilidade

    O objetivo de cada uma das três áreas é obter dinheiro suficiente para passar para a próxima. Para atingir o objetivo, você poderá executar qualquer tarefa que dê dinheiro: roubar carros, explorar, dar tiros, atropelar pessoas, assassinar, explodir carros, etc. No entanto, a norma para ganhar grandes quantias em dinheiro é a realização de missões para grandes organizações criminosas. Para acessar uma missão basta atender um dos telefones públicos que ficam tocando nas regiões dominadas por uma gangue, e dependendo da cor dos telefones maior será o nível de dificuldade das tarefas, sendo as mais fáceis dos verdes; os amarelos tem dificuldade moderada e os vermelho são as tarefas mais difíceis (as últimas de cada gangue). Cada vez que você completar uma missão para uma determinada gangue, o dinheiro multiplicador sobe em uma unidade, e este modificador influencia todo o dinheiro que você recebe para qualquer ação. Um diferencial deste jogo em relação a outros desta mesma série consiste na barra de respeito localizada no canto superior esquerdo da tela, e indica o quanto você é respeitado pelas gangues da região. Respeito este que varia de acordo com a forma como você lida com os membros da gangue (se não respeitar a gangue, ou seja, matar vários membros dela, ela irá atacar com todas as armas disponíveis, dependendo do nível de respeito, quanto menor ele for, mais forte será o ataque, variando de simples pistolas até lança mísseis), bem como as missões que nos dão (com mais respeito, maior será a oferta de missões). Fazendo missões para uma das três gangues afeta negativamente para as outras: cada uma tem uma gangue rival (no estilo Pedra, papel, tesoura), matando membros da gangue rival, aumenta a sua relação com a primeira, enquanto a terceira permanece neutra. Em Grand Theft Auto 2, você também deverá ser responsável pelas ações ilegais cometidas. É por isso que a lei estará presente para frear (ou pelo menos tentar) as ações ilegais. Ela não age apenas sob a forma de polícia local como o primeiro GTA, à medida que você comete delitos, mais e mais as forças policiais vão aderir. Assim, nos primeiros níveis, a polícia local será responsável pelas prisões; mais tarde a SWAT, o FBI e até mesmo, se for o caso, o exército, com tanques e infantaria. Você pode salvar o jogo em uma igreja com um sinal que indica "Jesus Saves", logo no início do nível. Para isso, você deverá ter uma certa quantia em dinheiro. Desse ponto você poderá continuar o jogo, se assim desejar. Você também pode usar uma van com antena (TV Van, a antena sempre aponta para o Jesus Saves), que ela lhe levará para o local exato da igreja, onde você poderá salvar o jogo.

    Gangues

    O jogo GTA 2, há 7 , grandes corporações criminosas (gangues): uma gangue presente em todas as áreas e duas outras específicas de cada área.
    • Zaibatsu Corporation: É uma indústria farmacêutica criadora de remédios genéticos e comida para bebês2 envolvida com o crime organizado. Atua em todas as áreas de Anywhere City e é dedicada a todas as empresas, de armas, carros, e drogas. O seu símbolo é um Z amarelo e o seu nome provém da palavra japonesa Zaibatsu, o que significa Cooperativa. Seus membros usam roupa preta e dirigem carros chamados "Z-Type", que tem um enorme "Z" no seu teto. Os seus líderes são: Trey Welsh (em Downtown District, ou Distrito Central), Red Valdez (em Residential District, ou Área Residencial) e Uno Carb (em Industrial District, ou Área Industrial).
    • Loonies: Opera em Downtown District (Distrito Central) e são dedicados principalmente às drogas e a industria de Gás. O seu símbolo é uma face sorrindo. Sua roupa é verde e seus carros são os "Dementia". Seu líder é Elmo.
    • Yakuza: Opera em Downtown District (Distrito Central). São dedicados principalmente às drogas. O seu símbolo é um Y azul. Sua roupa é azul e seus carros são os "Miara". Seu líder é Johnny Zoo.
    • SRS Scientists: Opera em Residential District (Área Residencial). São dedicados ao desenvolvimento de armas e clonagem, são os principais inimigos da Zaibatsu Corporation. O seu símbolo é um escudo. Suas roupas são amarelas e seus carros são os "Meteors". Seu líder é Dr. Labrat.
    • Rednecks: Opera em Residential District (Área Residencial). Eles se dedicam a provocar o caos com bombas e com o ressurgimento das suas ideologias. O seu símbolo é uma bandeira da Confederação. Sua roupa é azul e seus carros são os "Redneck Pickup". Seu líder é Billy Bob Bean, um homem que se parece bastante com Elvis Presley.
    • Krishna: Opera em Industrial District (Área Industrial). Eles se dedicam a convencer todas as pessoas a irem ao Nirvana, também estão em constante guerra com a por qualquer meio. O seu símbolo é uma flor laranja, e seu nome vem de Hare Krishna, uma organização religiosa da Índia. Suas roupas são laranja e seus carros são os ônibus "Karma Bus". a concentração da gangue é no templo Vedic. Seu líder é Sunbeam.
    • Russian Mafia (Máfia Russa): Opera em Industrial District (Área Industrial). Eles estão envolvidos em explosivos, armas, indústrias, enfim, tudo, menos drogas. O seu símbolo é uma estrela vermelha de cinco pontas. Sua roupa é vermelha e seus carros são os "Bulwark". Seu líder é Jerkov.

    Armas

    No jogo Grand Theft Auto 2, o jogador poderá contar com dez armas diferentes, que variam desde pistolas até lançadores de mísseis.
    • Pistol: é uma pistola, a arma mais comum do jogo. Usada geralmente pelas gangues quando o nível de respeito está um pouco baixo. Sempre aparece no início dos níveis.
    • S-Uzi Machine Gun: é uma metralhadora, que dispara em um pequeno período de tempo grande número de balas (na contagem de balas, dez delas são equivalente a uma). Usada por algumas das gangues quando o nível de respeito está baixo.
    • Rocket Launcher: é uma arma que lança mísseis. É considerada a arma mais potente do jogo. É fácil explodir carros com essa arma. Usada pela gangue Zaibatsu, em Industrial District (Área Industrial), quando o nível de respeito está o mais baixo possível.
    • Electrogun: é uma arma que dá choques. É difícil de ser encontrada nos níveis. Não é usada por nenhuma gangue.
    • Molotov Cocktail: são coquetéis de bomba. É fácil explodir carros com essa arma. É usada pela gangue Rednecks quando o nível de respeito está o mais baixo possível e pela gangue Krishna quando o nível de respeito está baixo.
    • Grenades: são granadas. Sua potência é igual a da Molotov Cocktail; a única diferença é que elas explodem após um curto período de tempo. As granadas não consegue parar em cima de carros. Assim como a Electrogun, são difíceis de serem encontradas e não são usadas por nenhuma gangue.
    • Flamethrower: são armas lançadoras de fogo. Lançam grandes esguichos de fogo, como se fosse uma mangueira. São usadas pelas gangues SRS Scientists e Krishna quando o nível de respeito está o mais baixo possível.
    • Shotgun: é uma espingarda. Com um tiro, várias balas são lançadas. É usada pela gangue Russian Mafia quando o nível de respeito está baixo.
    • Silenced S-Uzi Machine Gun: as características dessa arma são iguais as da S-Uzi Machine Gun. A única diferença é que essa arma é silenciosa, ou seja, não possui o barulho da metralhadora. Não é usada por nenhuma Gangue.
    • Dual Pistol: são pistolas duplas, ou seja, em uma mesma arma são disparados dois tiros. É usada pela gangue Zaibatsu Corporation nos distritos Residencial e Industrial, quando o nível de respeito está meio baixo.

    GTA2: The Movie

    É o video da abertura do jogo, no qual foram utilizados atores reais na gravação. O video foi gravado em Nova Iorque e Claude Speed é representado pelo ator inglês Scott Maslen. O video pode ser baixado no site da Rockstar Games.3

    Trilha sonora

    • The Successful Criminal - Music Madness
    • Inter Orbit Communication - Short Wave Cafe
    • Dom & Roland - Thunder
    • JMJ & Richie - The Score
    • PFM - Cruising Detroit 98'
    • Flytronix - Past Archives
    • E-Z Rollers - Short Change
    A trilha sonora do filme foi feita pelo DJ inglês Timecode.

    A Polêmica

    As controvérsias que levaram a GTA2, foram ainda maiores do que as provocadas por GTA: o jogo ficou muito mais violento e são destacadas várias organizações reais. Em algumas partes do mundo foi proibida a sua venda a menores de idade, e em alguns países o o jogo chegou a ser retirado do mercado. Alguns países queixaram-se a Rockstar de que o jogo promovia a violência e gangues de adesão. Algumas das alegações continuam a verificar-se hoje.


    História do Primeiro GTA










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