• sexta-feira, 27 de setembro de 2013


     








    Grand Theft Auto V (frequentemente abreviado para GTA V) é um videojogo de acção-aventura em mundo aberto produzido pela Rockstar North, produtor de jogos no Reino Unido, e publicado pela Rockstar Games em 17 de Setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360. É o primeiro grande título da série Grand Theft Auto desde Grand Theft Auto IV (2008) e a continuação do universo fictício que foi introduzido nesse jogo. Um jogo extremamente antecipado,e depois de muita especulação, Grand Theft Auto V foi anunciado oficialmente em 25 de Outubro de 2011 e o vídeo de estreia lançado a 2 de Novembro de 2011.
    Décimo quinto jogo da série (incluindo expansões), em Grand Theft Auto V a história decorre na cidade fictícia de Los Santos, no estado de San Andreas e nos seus arredores, baseada na moderna Los Angeles e na Califórnia do Sul. Los Santos era uma das três cidades do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004. Pela primeira vez na série Grand Theft Auto, em Grand Theft Auto V existem três protagonistas jogáveis: Michael, Trevor e Franklin. A história segue os seus esforços para planear e executar seis grandes assaltos a acumular riqueza para si mesmos. Um modo multijogador online, também está incluído no jogo permitindo até dezasseis jogadores fazerem tarefas e missões cooperativas e competitivas dentro do cenário usado no modo historia.
    Os produtores visionaram Grand Theft Auto V como um sucessor espiritual de alguns dos seus projectos anteriores, como Red Dead Redemption e Max Payne 3. A produção começou pouco depois do lançamento de Grand Theft Auto IV, e focou-se na inovação das mecânicas centrais da série ao dar ao jogador o controlo de três protagonistas. Aquando do lançamento, Grand Theft Auto V foi muito aclamado pelos críticos que elogiaram a história, a apresentação e a jogabilidade em mundo aberto.
    Um sucesso comercial, Grand Theft Auto V rendeu para a Take Two $800 milhões de receita nas primeiras 24 horas de vendas (batendo o recorde de Call of Duty: Black Ops II que tinha rendido $500 milhões), e $1 bilhão nos primeiros três dias, tornando-se assim no maior lançamento de sempre e no produto que mais rapidamente vendeu na industria do entretenimento.
    Grand Theft Auto V é um jogo de acção-aventura jogado na terceira pessoa. O jogador usa combate de corpo a corpo, armas e explosivos para lutar contra inimigos, e pode correr, saltar, nadar ou usar veículos para navegar pelo mundo do jogo. Em combate, uma mira-automática e um sistema de cobertura podem ser usados como assistência contra os inimigos. Um dos objectivos do jogador é completar missões para progredir na história, e tal como outros jogos em mundo aberto, essas missões podem ser completadas segundo a vontade do jogador. Se o jogador comete actos ilegais enquanto joga, poderá haver uma resposta pelas forças da autoridade. A respostas destas forças é medido por uma barra de "Wanted"; se o jogador continua a cometer crimes ou se responde com agressão, a barra acumula estrelas, e os esforços das forças de autoridade para incapacitar o jogador tornam-se pro-activos

    Jogabilidade


    O modo de um jogador de Grand Theft Auto V é jogador através de três protagonistas controlados pelo jogador; Michael, Trevor e Franklin, criminosos cujas histórias se interligam à medida que completam missões. Enquanto interage com o mundo do jogo, o jogador pode trocar de protagonista à sua vontade. Durante as missões, trocar de personagem poderá ser apenas por necessidade no sentido de se completar certos objectivos, ou como uma opção alternativa para encontrar maneiras criativas de interagir com os personagens; por exemplo, numa missão Michael faz rappel no exterior de um edifício, Franklin dá cobertura com armas, e Trevor controla o helicóptero de fuga, e o jogador pode trocar entre eles para se adequar a um estilo preferido de jogar. Cada protagonista controlado pelo jogador tem um numero de oito habilidades, representações numéricas das suas habilidades em certas áreas, como disparar ou conduzir. Para cada protagonista, as oito habilidades "especiais" determina a sua eficácia em empreender uma habilidade que é única para o personagem respectivo; Michael consegue entrar em bullet time em combate, Franklin consegue abrandar o tempo enquanto conduz e Trevor consegue criar o dobro dos danos nos inimigos quando recebe mais de metade dos danos em combate. Existe uma barra no HUD de cada personagem que esvazia quando a habilidade é usada, mas vai enchendo com o tempo quando a habilidade não está a ser usada. Apesar do jogador poder completar missões como qualquer um dos três protagonistas, nalgumas das missões mais difíceis poderá ser necessária a assistência de cúmplices controlados pela IA, com habilidades únicas como conduzir ou penetrar em sistemas informáticos, que ficarão com uma parte da recompensa depois de se completar a missão. Empregar estratégias diferentes para completar uma missão é encorajado pelo jogo; por exemplo, numa missão de roubo o jogador pode dominar civis com um agente incapacitante se o stealth é favorecido, ou criar o pânico na zona com as armas à mostra.
    O jogo é apresentado em mundo aberto; um enorme mapa aberto, em que o jogador pode percorrer livremente quando não está numa missão. O mundo tem uma zona rural e a cidade fictícia de Los Santos, e é consideravelmente maior do que os anteriores capítulos da série.O jogador pode utilizar uma enorme quantidade de veículos para explorar o mundo do jogo, e para acomodar o tamanho do mapa o jogo introduz veículos novos que estavam ausentes no antecessor Grand Theft Auto IV, como aviões. Enquanto anda livremente pelo mundo, o jogador pode participar em várias actividades especificas de um contexto; por exemplo, é dado ao jogador equipamento de mergulho para explorar as secções subaquáticas do mundo, ou um para-quedas para praticar BASE jumping. Cada personagem tem um smartphone que pode ser usado para contactar amigos, participar em actividades ou aceder à Internet em-jogo. A Internet pode ser usada para comprar propriedades como casas ou negócios, e aceder ao mercado bolsista para permitir ao jogador ser accionista em vários negócios; cada personagem pode receber rendimentos ao comprar negócios ou a vender acções. O jogador pode comprar melhorias para a armas e veiculo de cada um dos protagonistas, e alterar a sua aparência ao comprar roupas, penteados, tatuagens e jóias.

    Multijogador

    O multijogador em GTA V tem o nome de Grand Theft Auto Online. Grand Theft Auto Online permite até dezesseis jogadores explorar livremente o ambiente do jogo do modo de um jogador. Os jogadores podem se ajudar uns aos outros em várias actividades, como corridas ou assaltos a bancos. Para muitas dessas actividades, os parâmetros podem ser determinados pelos jogadores, como criar a pista para as corridas ou criar a zona de armas para os jogos deathmatch.
    O multijogador competitivo coloca equipas de jogadores, conhecidas como "crews" (equipas), umas contra as outras em jogos de deathmatch. "Crews" do multijogador de Max Payne 3 passarão para Grand Theft Auto Online; através do Social Club. A Rockstar Games está focada em interligar os modos multijogadores dos seus jogos. Um jogador pode pertencer até cinco equipas, ou criar a sua própria. O sucesso em jogos no multijogador dará ao jogador pontos de experiência para a sua equipa, progredindo assim nas tabelas de liderança online. Grand Theft Auto Online fica disponível a 1 de Outubro de 2013, e a equipa de produção irá continuar a produzir conteúdo para o serviço após o seu lançamento.
    Em finais de 2012, a Rockstar afirmou que "redefinir o multijogador em mundo aberto em algo realmente muito especial" tem tido um enorme foco na produção de Grand Theft Auto V.

    Sinopse

    Em Grand Theft Auto V, o jogador controla três personagens que têm as histórias interligadas. Michael é um ex-assaltante de bancos na casa dos quarenta anos que vive com uma família disfuncional, consequência da sua vida passada. Michael vive nos subúrbios de classe alta de Rockford Hills, baseado em Beverly Hills. Trevor vive sozinho num atrelado no deserto de Blaine County, à qual os seus comportamentos psicopáticos são alimentados pelas suas dependências às drogas. Trevor é ex-militar e um antigo companheiro de Michael. Franklin vive em Vespucci Beach (baseada em Venice Beach), como ladrão de carros para um arménio sem escrúpulos, dono de uma concessionária automóvel. Os três são atraídos para o submundo criminoso de Los Santos "na busca do todo-poderoso dólar".
    De acordo com Dan Houser, cada um dos protagonistas é muito diferente de qualquer outro que apareceu na série Grand Theft Auto: Michael representa alguém que "venceu" na vida e agora tenta ajustar a sua vida depois da sua história ter chegado a um fim; Trevor é um ex-piloto da força aérea americana que foi expulso e tem transtornos psicopatas; Franklin é alguém que nunca foi exposto à vida do crime até que aos eventos do jogo o levam a isso.

    Desenvolvimento

    Em novembro de 2009, durante uma entrevista com o jornal inglês The Times, o produtor de Grand Theft Auto, Dan Houser discutiu seu trabalho, incluindo o futuro da série. Confirmando pela primeira vez que a equipe começou a pensar em Grand Theft Auto V, e que também declarou que pretendia escrever um enredo que atingiu cerca de mil páginas.
    Em julho de 2010, a Rockstar North postou sete anúncios de emprego relacionados com um novo título. A empresa olhou para preencher posições, incluindo artista de ambiente, programadores físicos e animadores de caracteres. O anúncio de emprego estaria procurando pessoas com "experiência profissional em desenvolvimento de um jogo de ação em terceira pessoa".
    Em dezembro de 2010, o presidente da Take-Two, Strauss Zelnick, disse que a empresa "não vai anualizar" os seus maiores franchises como Grand Theft Auto, Max Payne e Red Dead (Revolver/Redemption). Ele disse à Reuters que isso iria ameaçar a sua qualidade e corria o risco de afastar os consumidores.
    Em fevereiro e março de 2011, houve várias fugas menores de supostas produções GTA, incluindo registos de nomes de domínio, e castings com personagens anteriores da série. Os primeiros sinais do jogo entraram online em fevereiro de 2011, através de um CV de um ator, que foi seguido pela descoberta de URL's registados estilo GTA. Em março uma série de castings para voz para um projeto de nome de código Rush vazaram para a internet. Considerando que uma função incluía James Pedeaston, uma personalidade do rádio em Grand Theft Auto: San Andreas, o projeto presume-se então que foi preocupação da Rockstar.
    Em junho de 2011, fontes supostamente próximas do desenvolvedor disse que o título está em "bom caminho", com retoques finais como mini-games que estão já a ser aplicados, e lançamento para 2012 "bastante provável". "É um dos grandes", eles também disseram do jogo, observando que a escala de GTA V é vasto.
    Numa entrevista à PSM3, co-fundador da Team Bondi, Brendan McNamara, foi-lhe perguntado se a Rockstar (que publicou o titulo L.A. Noire) considerou se a tecnologia da qual são proprietários, MotionScan, seria usada para o jogo GTA seguinte. McNamara respondeu: "Sim, eu acho que eles estão olhando para ele para cada jogo. L.A. Noire é um jogo enorme, Grand Theft Auto é incrivelmente grande, então você tem todos os problemas de quão grande o elenco seria e quantas linhas você teria para gravar e todo esse tipo de coisas. Obviamente que gostaria e eles são mais que bem-vindos para utilizar a MotionScan, mas se eles decidirem que não é certo para isso e querem usá-lo para um outro jogo, então tudo bem também ".
    Dan Houser disse que apesar de GTA V ter uma banda sonora para as missões inspirada em títulos anteriores da Rockstar como Red Dead Redemption ou Max Payne 3, as tradicionais estações de rádio irão manter-se. O enorme tamanho de Los Santos era necessário para acomodar melhor os voos. Dan Houser disse que foi contra a que o novo jogo da série decorresse fora dos EUA. A ideia de incluir três protagonistas em GTA V veio das histórias entrelaçadas de GTA IV, incluídas nas expansões Episodes from Liberty City. Houser argumentou que os melhores jogos de saem sempre no final de cada geração, afirmando que o tempo tem sido gasto para obter o máximo de proveito da tecnologia actual. Leslie Benzies, chefe da Rockstar North, disse que "esperamos que GTA V faça tanto pelos jogos de multijogador em mundo aberto como GTA III fez pelos jogos para um jogador." Em entrevista à IGN, Dan Houser disse que as versões para PC ou Wii U estão a ser consideradas pela Rockstar, mas ainda sem anuncio oficial.
    A 2 de Julho de 2013, a Rockstar anunciou que Grand Theft Auto V terá de ter uma instalação obrigatória de aproximadamente 8GB na PlayStation 3 e na Xbox 360. A versão Xbox 360 terá dois discos: o primeiro com a instalação e o segundo para ser usado para jogar o jogo. A Rockstar também confirmou que será necessário o disco rígido da Xbox 360 ou um disco externo (no mínimo USB 2.0 com 15mb/s de velocidade de leitura e formatado para Xbox 360) para a instalação inicial na Xbox 360. Para PlayStation 3, o jogo terá apenas um disco.
    A 23 de Agosto de 2013, foi noticiado que alguns possuidores europeus de PlayStation 3 que fizeram a pré-reserva de Grand Theft Auto V, conseguiam fazer a transferência de alguns aspectos do jogo, incluindo a banda-sonora, assim como diálogos entre personagens. Mais tarde, durante esse dia ouve fuga de detalhes do jogo, e nos dias seguintes, antes da Sony remover o ficheiro de pré-reserva da PlayStation Network europeia afirmando que "Pedimos sinceras desculpas à Rockstar e aos fãs de GTA em todo o mundo que foram expostos aos conteúdos." A Rockstar mais tarde afirmou que "estão profundamente desapontados pelas fugas de informação que estão a ser espalhadas antecipadamente ao lançamento" e que o jogo já estava na fase gold da sua produção.
    O jogo demorou cinco anos a ser produzido, por uma equipa de cerca de 250 pessoas. O analista dos média Arvind Bhatia estimou que a produção do jogo custou acima dos US$200 milhões, e o repórter do The Scotsman Marty McLaughlin afirmou que o somatório entre a produção e o marketing excedeu os £240 milhões (US$265 milhões), o que faz de Grand Theft Auto V o videojogo mais dispendioso de sempre.

    Cenario

    O mundo aberto de Grand Theft Auto V decorre no estado fictício de San Andreas, modelado a partir da Califórnia do Sul. San Andreas já tinha sido usado como o cenário para um jogo anterior da série, Grand Theft Auto: San Andreas, que incluía três cidades separadas por zonas de campo. O mundo de Grand Theft Auto V, no entanto, só inclui uma cidade, Los Santos. Ao focar o seu trabalho apenas numa cidade em vez de três, a equipa conseguiu assim produzir Los Santos em maior escala e qualidade. Para ambos os jogo, Los Angeles foi usada como modelo para Los Santos, mas a equipa sentiu que a ambição de ter três cidades em Grand Theft Auto: San Andreas era demasiada e que o jogo não recriou as cidades como eles esperavam. Houser afirmou que "para fazer uma versão adequada de L.A., [...] o jogo teria de te dar aquela sensação de expansão — senão mesmo replica-la", e dividindo o orçamento e mão de obra entre várias cidades teria retirado aquela sensação de capturar "L.A. tal como é". O directo de arte Aaron Garbut, sentiu que na era PlayStation 2 a equipa não tinha as capacidades técnicas para capturar Los Angeles adequadamente, e como resultado Los Santos em San Andreas parecia mais "um nível de um jogo com transeuntes a andar por ali aleatoriamente". Por conseguinte, a equipa desconsiderou San Andreas como ponto para Grand Theft Auto V, porque já estavam numa nova geração de consolas desde San Andreas e queriam construir a cidade desde o inicio. Como Garbut explicou, com a mudança para o hardware da PlayStation 3 e Xbox 360, "os nossos processos e a fidelidade para com o mundo evoluiu muito desde San Andreas" que usá-lo como modelo seria redundante. Los Angeles foi extensivamente estudada para o jogo. A equipa organizou viagens de pesquisa no terreno com guias turísticos e historiadores de arquitectura capturando cerca de 250,000 fotografias e várias horas de vídeos durante essas visitas. Também foram estudados modelos virtuais da cidade, dados de  e documentários para recriar a propagação geográfica e demográfica de Los Angeles.
    A equipa não tinha apenas como objectivo recriar a moderna cidade de Los Angeles, mas também uma criação aberta da Califórnia do Sul, que inclui uma vasta zona rural em redor de Los Santos. O objectivo da equipa de produção era criar um mundo de larga escala, sem no entanto disso resultar um espaço vazio. Por conseguinte, focaram-se em condensar o mundo aberto do campo num lugar jogável que seria diversificado e detalhado. Tal resultou no desenvolvimento de um mundo em maior escala do que em jogos anteriores; Garbut sugeriu que o mundo é suficientemente grande para caber dentro dele os mapas de San Andreas, Grand Theft Auto IV e Red Dead Redemption (2010). Por forma a acomodar o tamanho do mundo, a equipa melhorou o motor RAGE, que permite ao jogo criar enormes distancias gráficas, superior a capítulos anteriores da série. O enorme e aberto espaço também necessitou da introdução de aeronaves, algo que ficou fora de Grand Theft Auto IV devido à escala mais pequena do mundo, limitando assim a eficácia do voo. "Queríamos algo enorme [para permitir que o jogador] voasse correctamente", explicou Houser. Em adição, povoar o mundo com vida selvagem foi outra das exigências para qual o espaço aberto foi feito. O produtor Leslie Benzies explicou: "devido à escala do mapa [em GTA V] e os diferentes tipos de áreas envolvidas, ter uma zona rural sem animais seria um pouco oco".




    Deixe Um Comentario